>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Volta às aulas: seu filho está com as vacinas em dia?

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 01/08/2019 15:48

Dr. Kalil Explica 01. Agosto. 2019

Vacinação é um assunto que não dá para brincar: é preciso estar com a carteirinha atualizada, principalmente no caso do início das aulas, em que a criança terá mais contato social. Para isso, não deixe de verificar se o seu filho está completamente imunizado, de acordo com a idade dele, e evite riscos sérios, como o de contrair doenças que seriam possíveis de prevenir.

A pediatra Flávia Nassif, do Hospital Sírio-Libanês explica que as crianças não imunizadas permitem que doenças consideradas erradicadas voltem a circular na população, como é o caso do sarampo.

"Além disso, tem risco aumentado de complicações após infecções virais, como a encefalite herpética após infecção por catapora, por exemplo", conta a médica. Doenças bacterianas invasivas, principalmente naquelas crianças que não receberam vacina contra pneumococos também podem se manifestar.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Uma criança vacinada pode proteger a outra

Uma criança que não pode se vacinar - seja por conta da idade ou por ter algum problema de saúde que contraindique - é beneficiada pela vacinação dos colegas, que ¿barram¿ a propagação das doenças bacterianas ou virais que têm prevenção por meio da imunização. É a chamada imunidade de rebanho ou imunidade coletiva, que impede que doenças graves se propaguem dentro da população.

Por essa razão, é importante que as crianças que podem se vacinar estejam com o calendário em dia, pois isso pode evitar que as outras que não têm a mesma sorte sejam contaminadas e padeçam com a doença.

O ideal, portanto, é seguir a recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) e levar a criança em um posto de saúde ou clínica de vacinação para receber as vacinas de acordo com a idade.

 

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir