>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Como escolher o protetor solar ideal para a sua pele?

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 20/12/2019 11:16

Saúde e Bem-Estar 20. Dezembro 2019

Usar protetor solar deve ser um hábito da rotina diária, independente da época do ano, não apenas no verão. Assim, a pele que fica frequentemente exposta aos raios ultravioleta sofre menos riscos de câncer de pele, aparecimento de manchas e envelhecimento precoce. Saiba o que levar em conta na hora de escolher o protetor solar ideal para a sua pele.

Dicas para acertar na hora de escolher seu protetor solar ideal

Fator de proteção - o protetor solar ideal deve ser eficiente contra a radiação UVA e UVB. O fator de proteção contra os raios UVB, que causam as queimaduras e vermelhidão, é o chamado FPS e deve ser de, no mínimo, 30. Já o FPUVA ou PPD protege a pele contra os raios UVA, que atingem a camada mais profunda da pele e causa o envelhecimento e doenças, como o câncer de pele. Nem sempre o valor do FPUVA é indicado na embalagem no protetor solar, mas ele deve ser de ao menos um terço do valor do FPS.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Peles morenas e negras também precisam de proteção - apesar de se bronzearem mais facilmente, estão suscetíveis aos danos "invisíveis" do sol e sofrem risco de desenvolver doenças de pele. O fator mínimo de proteção solar recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é de 30FPS, para todos os tipos de pele. Já peles mais claras, principalmente em pessoas de olhos e cabelos claros, devem optar por um fator de proteção maior.

Textura varia de acordo com o tipo de pele - protetores em creme ou loção com base de água ou óleo são mais indicados para peles secas. Alguns produtos incluem componentes hidratantes também. Já peles mistas ou oleosas devem optar por fórmula em gel ou gel-creme, que deixam um toque mais seco e absorvem mais rapidamente. Para quem sofre com acne e cravos deve escolher uma fórmula oil-free.

Composição para peles sensíveis - há dois tipos de protetor solar: o físico e o químico. O físico é composto por dióxido de titânio e óxido de zinco que refletem os raios UVA e UVB. É o mais indicado para pessoas com alergias, pele sensível, crianças, bebês e gestantes. Já o protetor químico absorve a radiação e a transforma em calor.

Protetores com cor são uma opção - para quem gosta de maquiagem, apostar em protetor com tonalidade é uma forma de criar o hábito de usar o produto diariamente. Ele pode ser aplicado como base, em todo o rosto. Além do fator de proteção, a cor fornece uma barreira que aumenta a proteção contra os raios ultravioleta.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir