>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Benefícios de parar de fumar

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 11/04/2018 18:27

Doenças e Tratamento 11. Abr. 2017

Todos os anos, cerca de sete milhões de pessoas morrem no mundo por causa do tabagismo. Porém, cigarro não faz mal apenas para quem fuma, as pessoas que convivem com fumantes também são muito afetadas. Continue a leitura para saber as doenças provocadas pelo tabaco e algumas dicas para adotar hábitos saudáveis e parar de fumar.

Doenças causadas pelo tabagismo

O consumo do tabaco, seja na forma de cigarro, charuto ou narguilé, é responsável por provocar cerca de 50 doenças diferentes no organismo. O tabagismo está associado a 90% dos casos de câncer no pulmão, mas o hábito também pode causar outros tipos da doença, como o câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero.

Além disso, o tabagismo está associado a casos de doenças vasculares, enfisemas, infartos no miocárdio, aneurismas arteriais, complicações na gravidez, impotência sexual e infecções respiratórias.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Parar de fumar sozinho é possível

Deixar a dependência do cigarro e adotar hábitos saudáveis é muito difícil, porém não é impossível. Existem diversos tratamentos para largar o tabagismo, como grupos de apoio e acompanhamento com médicos. Os exercícios físicos são uma boa maneira de desviar a atenção da necessidade do hábito de fumar.

É muito importante a escolha do exercício físico para que seja mais efetivo e ajude você a parar de fumar. Busque um que seja mais prazeroso ou até que você possa fazer com os amigos. Ginástica, musculação, caminhar, andar de bicicleta... O importante é exercitar-se regularmente e, antes de começar, consultar o médico para saber se você tem algum tipo de impedimento.

Adotar uma alimentação saudável também pode ajudar na luta contra o tabagismo. Alguns nutrientes auxiliam o corpo na prevenção de doenças causadas pela nicotina e outros podem ser efetivos contra a vontade de fumar. Veja, abaixo, alguns destes nutrientes:

  • Betacaroteno - presente em alimentos como a cenoura, manga e abóbora;

  • Vitamina C - encontrada em frutas cítricas como a laranja, limão e abacaxi;

  • Vitamina E - presente em oleaginosas como castanha, amêndoas e nozes;

  • Ácido fólico - encontrado em verduras verde-escuras e no feijão preto;

  • Cálcio - encontrado no leite e seus derivados.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir