Café da manhã saudável

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Mesa branca com pote de cereais em primeiro plano, ao fundo diversas frutas, e ao lado esquerdo o texto: Café da manhã saudável

O café da manhã saudável faz com que nosso dia a dia seja melhor, com o corpo energizado da maneira certa, seja para o trabalho, estudo ou mesmo para um dia de folga e lazer.

A seguir, mostraremos algumas características e dicas sobre o que comer no café da manhã.

O que comer

No momento do café da manhã, é a hora de ingerir elementos fundamentais para o organismo, como proteínas, fibras e outros nutrientes. Por isso, é interessante comer frutas, iogurtes com baixa quantidade de gordura, castanhas/sementes, entre outros exemplos.

Pães integrais e grãos como a aveia também são boas opções de inclusão no cardápio. Porém, no caso da escolha pelo pão, pense bem no acompanhamento, pois há alguns elementos a evitar.

O que evitar

Por exemplo, o ideal é abrir mão dos frios no café da manhã. Por isso, não preencha o pão integral com queijo ou presunto, por exemplo. Evitando os alimentos processados, diminui-se a ingestão de sódio, gorduras saturadas e outros componentes que, a longo prazo, podem ser nocivos à saúde.

Salsicha, bacon (como vemos diversas vezes em filmes internacionais) e alimentos desse tipo também devem ficar fora de um cardápio saudável no café da manhã. Açúcares e frituras também não fazem parte de um menu saudável para este momento do dia.

O ideal é planejar o café para ser feito em casa. Muitas pessoas gostam de parar na padaria e tomar uma xícara de café e comer um pão ou sanduíche. Mas repetir essa ação com frequência não faz bem à saúde, por conta da alta presença de laticínios, queijos processados etc.

Não deixe de tomar o café da manhã saudável

Algumas pessoas podem pensar que, mais saudável do que tomar café da manhã, é pular esta refeição, já que assim não há ingestão de componentes ruins, além de ajudar a emagrecer ou coisa do tipo. Mas não é assim. Para o corpo, a solução é tomar, sim, o café.

Com um cardápio que priorize os nutrientes que citamos acima, o organismo se torna muito mais forte e saudável. Inclusive, ao fazer o desjejum, a pessoa mantém uma sensação de saciedade maior ao longo do dia, evitando alimentações desnecessárias, que, geralmente, são formadas por elementos nocivos.

Por exemplo, se a pessoa sai para trabalhar sem tomar o café, ela fica mais propensa a comprar algo na rua, de qualidade duvidosa. Ou ainda, de aumentar o prato do almoço e exagerar em alimentos processados e/ou gordurosos. E assim vai ao longo do dia.

Portanto, invista em um bom café da manhã para se tornar uma pessoa mais saudável. Pães integrais, frutas de forma geral, castanhas, grãos, como aveia, e até queijos magros, menos gordurosos, são boas opções de combinação. E, se for optar pelo leite, evite os integrais, que têm maior quantidade de gordura.

E lembre-se: mesmo os alimentos recomendados devem ser consumidos de maneira moderada. Comer demais, mesmo que sejam componentes saudáveis e menos agressivos ao organismo, também pode fazer mal. Mantenha uma quantidade de 300 calorias, em média.

Quer mais dicas de alimentação?

Se quiser ver mais dicas como essas, veja no Quali blog, na aba nutrição e atividade física.

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