Exercícios para fazer durante a menstruação

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Exercícios para fazer durante a menstruação

Especialistas apontam, que fazer exercícios durante a menstruação pode diminuir os sintomas da TPM. E a prática regular de exercícios pode ajudar a diminui as dores do período menstrual. Foi o que revelou um estudo da Universidade Politécnica de Hong Kong, na China.

Por isso, veja dicas de exercícios para fazer durante a menstruação.

Mesmo com cólicas, posso fazer exercícios?

A não ser que a cólica seja tão forte que você se sinta incapaz de sair da cama, os exercícios são bem-vindos e inclusive a mulher pode fazer exercícios durante a menstruação.

No entanto, especialistas alertam que não devem haver exageros, nada em excesso faz bem, se as dores aumentarem durante a prática da atividade física, procure um médico

. Os exercícios têm a capacidade, de melhorar a vasodilatação. Isso significa que o sangue é melhor irrigado pelos músculos, o que irá diminuir as contrações do útero. Consequentemente, há diminuição das cólicas.

Quais exercícios fazer durante a menstruação?

Se a você estiver se sentindo muito cansada, o ideal é reduzir o treino, seja esse de força ou aeróbico. Caminhadas, andar de bicicleta, fazer yoga e pilates são algumas indicações, isso porque esses exercícios auxiliam na respiração, na concentração e no relaxamento.

Apesar dessas indicações mais leves, o treino varia de pessoa para pessoa e, inclusive, deve ser montado conforme o ciclo menstrual da mulher. Os especialistas e pesquisadores costumam dividir o ciclo da seguinte maneira:

  • Fase da TPM: esse período varia, mas pode começar até dez dias antes da menstruação ou uma semana antes. Como há uma queda dos hormônios femininos, a exemplo da progesterona, a mulher se sente mais cansada. Também é possível que haja retenção de líquidos nessa época. Para estimular a liberação de endorfinas, recomenda-se: dança, subir e descer escadas, corrida, natação e ciclismo.
  • Período da menstruação: como já mencionado, recomenda-se atividades leves. No entanto, é fundamental que elas sejam feitas. Uma caminhada de meia hora ou 20 minutos é melhor do que ficar parada.
  • Fase pós-menstruação: nesse período, há maior disposição física, por causa do aumento do nível de estrogênio no corpo. Por isso, é o período mais indicado para treinos mais pesados. Musculação, flexão de pernas, abdominal, CrossFit e corrida são alguns exemplos.

Outros bons motivos para apostar nos exercícios durante a menstruação

Além do alívio das dores, os exercícios também colocam as emoções em equilíbrio, diminuindo a sensação de tristeza que costuma aparecer durante a TPM. O estresse e a ansiedade também diminuem bastante.

O responsável por tudo isso? Novamente, as endorfinas. Se você não se sente bem ou não gosta de atividades de força ou exercícios aeróbicos, uma boa opção é buscar atividades mais introspectivas, como o Tai Chi Chuan e o alongamento.

Mais do que exercícios, é importante acompanhar o estado de saúde

Agora que você já entendeu que é possível realizar exercícios durante a menstruação, que tal dispensar um pouco mais de atenção para a sua saúde? Consultas frequentes com o médico previnem doenças. Quer receber mais orientação?

Então, cadastre-se na Quali News para ficar antenada.

Veja também 5 exercícios para fazer em casa.

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