Dia da Saúde e Nutrição: como mudar os hábitos alimentares

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Texto:  Dia da nutrição,. Ao lado, prato com tomates, brócolis, limão siciliano e maçã verde

Você já parou para pensar como a alimentação influencia na nossa qualidade de vida? O Dia da Saúde e Nutrição, celebrado em 31 de março, é uma data que nos faz refletir ainda mais sobre tudo aquilo que consumimos no nosso cotidiano.

A Qualicorp se preocupa sempre com o bem-estar de seus clientes e, por isso, faz questão de trazer nessa data um guia alimentar especial para te ajudar a manter um estilo de vida mais saudável.

Como mudar os seus hábitos alimentares ainda hoje

Além de uma rotina com a prática regular de atividades físicas, uma alimentação rica em legumes, verduras, frutas e proteínas podem te ajudar a prevenir de problemas de saúde em curto, médio e longo prazo. Se você ainda mantém um estilo de vida nada saudável, que tal mudar hoje mesmo a sua dieta?

  • Primeiro de tudo, corte da sua lista os produtos industrializados e processados (principalmente os ultraprocessados). Caso essa mudança brusca seja inviável, tente ir reduzindo, gradativamente, esses alimentos. Isso não quer dizer que você precise cortar para sempre aquele biscoito recheado, hambúrguer ou chocolate, mas evite sempre que for possível.

  • Faça uma lista de alimentos naturais (frutas, verduras, legumes, grãos, ovos, leite, carnes…) que você mais gosta. Vá, aos poucos, introduzindo-os cada vez na sua dieta. O ideal é que dieta seja rica em variedades. É possível, inclusive, criar receitas interessantes e deliciosas. Além de saborosos, os alimentos in natura são ricos em vitaminas, proteínas, ferro, cálcio, entre outros nutrientes essenciais para a manutenção do seu corpo.

  • Reduza o uso de óleos, gorduras, sal e açúcar nos alimentos. Utilize apenas uma quantidade mínima necessária para temperar e cozinhar. Moderação é tudo nessas horas. Se possível, substitua o tradicional óleo de soja por outros mais saudáveis, como de canola ou de coco, por exemplo. O açúcar refinado pode ser substituído por orgânico (demerara) e de coco. O sal pode dar lugar ao uso de ervas naturais (coentro, salsinha, alecrim, sálvia, tomilho etc.), que agregam sabor e são mais benéficas.

  • Crie horários para se alimentar. Sabemos que nem sempre é possível comer certinho na mesma hora todos os dias, mas ter uma rotina de alimentação ajudará você a comer apenas o essencial. Dessa forma, evitará as tentações quando bater aqueles picos de vontade de comer alguma besteira.

Importância de celebrar o Dia da Saúde e Nutrição

A data comemorativa foi instituída pelo Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de alertar a sociedade sobre as mudanças nos hábitos alimentares. Ela faz parte do calendário oficial nacional e todos os anos o Governo Federal desenvolve campanhas para conscientizar a população sobre a importância de consumir alimentos mais saudáveis.

É um dia para refletirmos sobre como estamos cuidando do nosso corpo e da nossa saúde. Além disso, é uma maneira de fazer as instituições públicas e privadas desenvolverem ações para um desenvolvimento sustentável. Investir em prevenção é uma maneira de reduzir os elevados gastos com o tratamento e cura de doenças.

Mas afinal, por que eu devo ter uma alimentação saudável? Como isso impacta na minha vida? Você sabia que essa é uma das grandes razões pela qual temos tantos casos de obesidade, hipertensão, alterações nos níveis de glicose, colesterol alto, entre outros, no mundo?

O consumo de alimentos industrializados e processados, com alta taxa calórica, índice de açúcares e sódio, gorduras, baixo valores nutricionais são responsáveis pelo surgimento, todos os anos, de doenças nos mais variados tipos de públicos, inclusive as crianças.

Como o brasileiro lida com a sua alimentação?

Um fato que preocupa médicos e autoridades é a relação do brasileiro com o alto consumo de alimentos ricos em sódio, açúcar e gorduras saturadas. Essa é uma das grandes causas de doenças crônicas não transmissíveis na população.

E a situação se agravou ainda mais durante a pandemia em 2020. O isolamento social alterou a nossa rotina e, consequentemente, isso refletiu de certa forma na saúde mental das pessoas.

Acredita-se que casos de ansiedade e depressão podem ter contribuído para que muita gente buscasse na comida uma maneira de aliviar as suas frustrações e anseios. Não é de surpreender que ocorreu um aumento na ingestão de doces, embutidos, fast-foods e comidas congeladas nesse período.

Isso reforça ainda mais a relevância de utilizarmos o Dia da Saúde e Nutrição como uma oportunidade para abordarmos temas que tentem despertar nas pessoas a importância de manter uma alimentação saudável.

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