Como declarar o plano de saúde no IR

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Texto: Como declarar o plano de saúde no IRPF?
Ao lado notebook, aberto com alguém digitando e segurando um celular.

Com o início do período de declaração do Imposto de Renda 2021, surgem muitas dúvidas e até insegurança na hora de declarar. Veja agora como declarar o plano de saúde no IR de 2021.

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Veja abaixo as principais informações de como declarar o plano de saúde no seu IR.

Prazo do IRPF 2021

O prazo para entrega do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) deste ano estava datado para dia 30 de abril, mas foi prorrogado para dia 31 de maio, ou seja, a Receita Federal adiou a entrega em um mês!

Para muitos, isso foi um alívio!

Além disso, há uma nova possibilidade, que depende da sanção pelo presidente Jair Bolsonaro, de outra prorrogação por um projeto de lei que altera o prazo para 31 de julho! Bastante tempo, não é mesmo?!

Mesmo assim, na prática, o prazo que vale é o do dia 31 de maio.

Mas vale lembrar que não é recomendado deixar esse processo pra última hora…

Então, vamos considerar que você tem menos de um mês para preencher esse documento e entender sobre a declaração de plano de saúde no IRPF 2021. Até porque quem não entregar antes da data terá de pagar uma multa de 1% a 20% sobre o imposto devido ao mês!

Declarando o plano de saúde

Primeiramente, o plano de saúde é na ficha de “Pagamentos Efetuados”.

Nessa ficha, o registro é dado sob o código 26 (Planos de Saúde no Brasil), no qual deve ser informado se a despesa foi realizada com Titular (o indivíduo que está declarando), Dependente (uma pessoa de quem o contribuinte tenha a guarda judicial) ou Alimentando (uma pessoa beneficiária de pensão alimentícia judicial ou decidida num acordo feito por escritura pública).

Feito isso, é necessário que seja informado o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e o nome da operadora do plano e, depois, a quantia paga e a parcela que foi reembolsada pelo plano, caso haja alguma. Dessa forma, será contabilizado apenas a diferença do “valor pago” – “parcela não dedutível/valor reembolsado”.

Muitas vezes, é fornecido um informe de rendimentos pela operadora do plano ou empregador (caso você usufrua de um plano corporativo). Nesse caso, siga as instruções contidas neste informe.

Esse informe de rendimentos pode facilitar muito a vida do contribuinte, pois o programa do imposto de renda 2021 permite que tal informe enviado pelas operadoras de plano seja importado, agilizando, assim, o preenchimento. Para isso, basta ir em “Pagamentos efetuados” e clicar em “importar arquivo do plano de saúde”.

Ah, e não se esqueça de preencher essas informações com muito cuidado, pois dados não verídicos podem facilmente te colocar em malha fina!

E no caso de dependentes e alimentandos?

Bom, no caso de ambas as categorias o processo é muito parecido.

Primeiro, abra a categoria de “Pagamentos Efetuados” e clique em “Novo”.

Depois, selecione o código “26 – Planos de saúde no Brasil”. E, logo em seguida, indique de quem é a despesa: nessa situação, de um dos seus dependentes ou de um dos seus alimentandos.

Depois disso, basta informar os detalhes da empresa, como dito no tópico anterior: nome da empresa, CNPJ, valor pago e, se for o caso, valor reembolsado, clicando em “OK” para concluir.

Se houver mais de uma pessoa como seu dependente ou alimentando, repita o procedimento acima para cada uma delas.

Como ficam os planos corporativos?

No caso de planos empresariais e de coparticipação (planos nos quais o titular é responsável somente por parte do valor), a parcela dedutível (parcela que pode ser reduzida, fazendo com que o contribuinte tenha menos imposto a pagar ou até direito à restituição) é apenas o valor que saiu do bolso do contribuinte.

A quantia paga por terceiros deve ser subtraída antes do lançamento na ficha!

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