Como declarar o plano de saúde no IR

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Você sabe como declarar plano de saúde no imposto de renda? O gasto com plano de saúde é uma despesa dedutível, ou seja, ao informar a receita o quanto você pagou, é possível descontar e diminuir o valor que precisaria ser pago no IR.

Onde declaro meus gastos com plano de saúde?

Baixe o programa da Receita Federal disponível para computador ou para celular. A declaração também pode ser feita online, na página ‘Meu Imposto de Renda’, acessando o portal e-Cac.

Vá até a aba “Pagamentos Efetuados” selecione o código 26 (Planos de Saúde no Brasil) e informe no campo “despesa realizada com” se o pagamento se refere ao:

Titular: caso você esteja declarando o IR e seja o titular do plano.

Dependente: caso você tenha gastos com dependentes que estão sob sua guarda judicial.

Alimentando: caso você pague pensão alimentícia judicial ou definida por escritura pública.

Depois, informe o CNPJ do seu plano de saúde e o nome da empresa. Em seguida, no campo “valor pago”, coloque a soma dos valores pagos durante todo o ano anterior ao da declaração. Caso tenha recebido reembolsos do seu plano, esse valor também precisa ser informado no campo “parcela não dedutível/valor reembolsado”.

Como adicionar gastos com saúde de dependentes e alimentandos?

Abra a aba “Pagamentos Efetuados”, depois, clique na opção “Novo” e selecione o código 26 (Planos de Saúde no Brasil). Informe se o indivíduo a ser adicionado é  dependente ou alimentando, coloque o CNPJ do plano, o nome da empresa, o valor pago e, caso tenha, o valor reembolsado. Se você tiver mais de um dependente ou alimentando, repita o procedimento para adicionar cada indivíduo separadamente.

Atenção: só podem ser inseridos pagamentos de dependentes do plano de saúde que também sejam seus dependentes na declaração. Assim, para adicionar gastos de plano de saúde com dependentes ou alimentandos, essas pessoas também devem estar cadastradas na ficha Dependentes ou Alimentandos da declaração.

Por exemplo, quando seu cônjuge, pais ou filhos apresentam declaração própria, eles até podem ser seus dependentes no plano de saúde, mas não são dependentes na sua declaração. Nesses casos, os gastos com essas pessoas precisam ser subtraídos da sua declaração.

Em relação aos alimentandos, os gastos só são dedutíveis se tiverem sido estabelecidos em decisão judicial ou escritura pública. Valores pagos sem exigência legal, informalmente, não são dedutíveis.

Posso declarar o plano de saúde da empresa?

A parcela do plano corporativo que é paga pela sua empresa não vai entrar na sua declaração. Mas, caso você pague uma parte da mensalidade e/ou coparticipação, esses valores podem ser deduzidos. Para simplificar, você pode declarar apenas o valor que foi pago por você, os gastos que saíram do seu bolso.

Quais despesas com saúde podem ser deduzidas?

Se você  tiver gastos com saúde particulares fora do plano de saúde, é só abrir um novo item na ficha “Pagamentos Efetuados” para cada procedimento, informar o CNPJ ou CPF do prestador de serviços e também o código específico de cada procedimento. Alguns exemplos de gastos que podem ser deduzidos:

– Consultas e tratamentos médicos
– Consultas e tratamentos odontológicos (exceto clareamento)
– Consulta com psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas
– Cirurgias
– Exames laboratoriais e radiológicos
– Próteses ortopédicas e dentárias

Declaração completa ou simplificada?

No modelo completo, é possível deduzir gastos com saúde e educação. Ele costuma ser mais vantajoso quando a pessoa tem muitos dependentes e despesas dedutíveis.

No modelo simplificado, os valores dos rendimentos tributáveis sofrem uma dedução automática e as despesas com saúde e educação não são consideradas.

Mas fique tranquilo, a melhor opção é declarar todos os pagamentos dedutíveis que podem ser comprovados e verificar no próprio programa da receita qual é o tipo de declaração mais vantajosa para você.

Como a Quali pode ajudar na sua declaração?

Quem é cliente Quali tem mais facilidade no momento de declarar o plano de saúde no IR, porque disponibilizamos demonstrativos acessíveis que facilitam a declaração. E, caso o plano seja coletivo, informaremos quais os valores que devem ser declarados.

Você pode conferir esse demonstrativos nos nossos canais:

Lembrando que os valores informados à Receita devem ser exatamente iguais aos disponibilizados pela Quali. Por isso, é importante ter atenção na hora de inserir os números e, por precaução, fazer uma conferência antes de enviar a declaração.

Não sou cliente Quali, como posso solicitar o demonstrativo de rendimentos?

Geralmente, as operadoras de saúde fazem o envio do informe de rendimentos assim que o prazo para declarar o IR se inicia. Mas, caso você não receba, entre em contato com a operadora do seu plano e solicite o documento.

Organize seus comprovantes e atenção aos prazos.

Caso você perca o prazo para declarar o IR, será preciso arcar com multas que podem ser pesadas e comprometer sua saúde financeira. Portanto, fique atento aos prazos e não deixe para fazer tudo na última hora.

É importante destacar que todas as despesas dedutíveis declaradas devem ser comprovadas com recibo, nota fiscal ou informe de rendimentos. Por isso, organize todos os seus comprovantes durante o ano e, por precaução, guarde-os por no mínimo 5 anos.

Viu só como descontar os gastos com plano de saúde no IR pode ser muito vantajoso? Assim, você tem todo o cuidado, proteção e segurança de um plano de qualidade e ainda pode diminuir uma parcela significativa que teria que pagar de imposto de renda.

Ainda não tem plano ou quer trocar o seu? A Quali te ajuda com essa escolha, simule e contrate online em compre.qualicorp.com.br.