Dia da rádio: Conheça a Qualiplay

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Dia da rádio, conheça a Qualiplay

Você sabia que a Qualicorp possui uma rádio? É isso mesmo, a Quali tem uma rádio voltada para os corretores. Então, nesse dia da rádio, conheça a Qualiplay.

O rádio é um meio de comunicação extremamente poderoso que surgiu para auxiliar na construção de discursos democráticos por meio da informação. Por este motivo, a Qualicorp decidiu homenagear o Dia Mundial do Rádio e sua importância para a sociedade como um todo, trazendo desde sua história à importância desta data.

Conheça a Qualiplay

A Qualiplay é a rádio da Qualicorp voltada para corretores, que tem programação 100% online e está disponível 24h.

Na Qualiplay além de conhecer mais sobre saúde, dicas, novidades, etc, você ainda pode ganhar prêmios.

Não fique de fora!

A Qualiplay já foi baixada mais de 3.500 vezes, e mais de 70 prêmios já foram sorteados.

Acesse: tamojuntocorretor.com.br/tamojunto-na-onda-da-qualiplay e conheça a Qualiplay ainda mais.

Escute agora!



Para ter a melhor experiência ouvindo a nossa rádio e poder personalizar a programação, baixe o App Qualiplay e aumente o volume ; )


A história do rádio

De acordo com a história, a invenção do rádio através do telégrafo sem fio se deu em 1896, por Gugliemo Marconi. No entanto, o que muitos estudiosos apontam é que, em 1892, o brasileiro Padre Landell já havia feito experimentos com aparelhos que transmitiam a voz humana, sendo o verdadeiro precursor do movimento.

O problema, contudo, é que Landell apenas patenteou sua invenção em 1900, deixando margem para uma divergência quanto à titularidade do criador até os dias de hoje.

Dúvidas à parte, o fato é que, uma vez criado, o rádio começou a ser utilizado em meios militares, para a comunicação de navios em alto mar, substituindo o Código Morse. E apenas em 1906, os operadores começaram a transmitir óperas, poemas e leituras da bíblia, trazendo um prelúdio de entretenimento.

Em 1912, no entanto, com o naufrágio do Titanic, ocorreu a primeira transmissão ao vivo de uma notícia de interesse geral. A partir disso, três anos depois, a voz humana foi transmitida de Virgínia, nos Estados Unidos, até Paris, na França. O que foi um marco e aumentou a produção dos receptores!

Em 1920, a estação KDKA foi criada para estimular as vendas e transformar o rádio em um aparelho doméstico. Logo, começaram a tocar música clássica para os ouvintes e também notícias retiradas de jornais, ganhando um foco que permaneceria por muitos anos no AM.

Até o fim desta década, o veículo se consolidou como o principal meio de comunicação em massa, estando presente em mais de 50 países. Foi durante este período, aliás, que o rádio chegou ao Brasil, tendo sua primeira transmissão em 1922, para o centenário da Independência.

Por trás da data

Proclamado pela UNESCO em 2011 e adotado em 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial do Rádio é celebrado em 13 de fevereiro, como uma homenagem a este meio de comunicação que tanto tem auxiliado diversas comunidades ao redor do mundo.

Com uma gama de programas e pautas necessárias, é graças a ele que hoje é possível refletir acerca da diversidade de públicos e produzir conteúdos que levem a verdade e coloquem a população sob os holofotes locais, especialmente as comunidades mais remotas e também as pessoas em situações de vulnerabilidade.

Logo, ele se tornou uma plataforma que intervém diretamente no debate público. E não apenas isso, como também desempenha um papel crucial para promover um diálogo positivo em prol da mudança e dos desafios enfrentados diariamente.

Partindo deste viés, anualmente é elaborada uma temática que traga uma pauta valiosa para o mundo, avaliando a importância do rádio e as demandas da sociedade, como um todo.

Assim, durante os últimos três anos, assuntos pertinentes foram abordados. Como:

• 2019: Diálogo, Tolerância e Paz;

• 2020: Radio e a diversidade;

• 2021: Evolução

Neste ano, inclusive, a ideia é celebrar o rádio como parte da história da humanidade, acompanhando os vários desenvolvimentos e adaptando seus serviços. Dessa maneira, o objetivo é perceber que, conforme o mundo muda, este veículo também muda, passando por todas as transformações decorrentes da pandemia de COVID-19.

Sendo assim, a celebração de 2021 é uma ode à resiliência do rádio, uma homenagem à sua capacidade de adaptação perpétua, sua sustentabilidade e sua acessibilidade constante.

Afinal, por mais que o mundo se transforme, o rádio se adapta e inova para continuar sendo consistente em seus valores, garantindo conexão, informação e marcando presença em diversos ambientes. De geração em geração.