Homens também têm varizes

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Embora a incidência de varizes seja maior nas mulheres, os homens também podem padecer do mal, que causa aquelas dores com sensação de queimação, cansaço, pernas pesadas e ainda o inchaço das pernas, especialmente ao redor do tornozelo.

As varizes são veias tortuosas e doentes que, devido a um problema nas suas válvulas, faz com que o sangue circule no sentido contrário ao natural. As causas podem variar de herança genética, ao sedentarismo e por ficar muito tempo em pé.

Os homens costumam resistir mais tempo a procurar um especialista para se tratar, só indo quando as dores ficam muito acentuadas. O que ocorre normalmente por volta dos 50 anos. Essa demora só agrava o caso e dificulta o tratamento.

Embora possa haver uma predisposição genética, é aconselhável alguns cuidados para prevenir as varizes. O primeiro é controlar o peso, evitando engordar em excesso. Uma dieta rica em fibras também influi, pois evita a constipação intestinal.

Outro fator importante é procurar não ficar muito tempo parado, tanto sentado quanto em pé, pois não favorece a circulação sanguínea. As meias elásticas podem ajudar nisso. O fumo também deve ser evitado e os homens devem procurar sempre manter uma atividade física com supervisão médica.

Tratamento das varizes nos homens

Os tratamentos para o tratamento das varizes variam de acordo com o estado das veias. Em geral, os homens têm veias varicosadas maiores do que as mulheres devido a demora em buscar um médico.

Por isso, o mais indicado geralmente é o laser endovenoso, que é muito pouco invasivo e fecha os vasos pela ação térmica, sendo necessária somente uma intervenção e os vasos ão naturalmente absorvidos pelo organismo.

Mas, dependendo o caso, pode ser necessária a retirada da veia afetada. Esse processo melhora a drenagem venosa e alivia os sintomas, além de prevenir as complicações decorrentes do agravamento do caso.

Já para aquelas veias mais superficiais, chamadas de telangiectasias ou aranhas vasculares, o tratamento é a escleroterapia, que consiste na injeção de uma solução esclerosante dentro desses vasos.

Referências
http://www.sbacv.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=58&Itemid=160
http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/20/artigo12562-1.asp