Quais são os tipos de planos de saúde?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

O Brasil conta atualmente com o maior número de usuários de planos de saúde dos últimos cinco anos, contemplando quase 50 milhões de beneficiários. Apesar disso, muitos brasileiros ainda se questionam no momento da contratação, em razão dos diversos tipos de planos de saúde, modalidades e coberturas oferecidas.

Para entender um pouco mais sobre os diferentes tipos de planos de saúde que podem ser encontrados no mercado e como funciona cada um, leia o artigo a seguir.

Tipos de planos de saúde

Planos de saúde coletivos por Adesão

O plano de saúde por adesão é caracterizado pela contratação do plano de saúde por uma administradora, como a Quali, junta à uma operadora, conveniado com uma entidade de classe, classista ou setorial.

Trata-se, portanto, de uma adesão voltada para pessoas física, vinculadas à uma entidade de classe.

Nesse sentido, para aderir ao plano, o cliente precisa comprovar a sua devida vinculação a essa entidade representativa.

Nessa modalidade, também há carência e a cobertura acompanha os serviços oferecidos pela operadora responsável pelo plano, variando de acordo com o modelo escolhido.

A cobrança, nesse caso, é feita diretamente ao consumidor, por meio de uma administradora de benefícios (como a Quali) ou pela própria entidade.

Simulador de planos

Planos de saúde coletivos empresariais

Compare as modalidades de contratação

No plano de saúde do tipo coletivo empresarial, por sua vez, é a empresa que contrata a prestação dos serviços de saúde para os seus empregados junto à operadora.

Os planos empresariais só podem ser contratados por pessoa jurídica com CNPJ válido, com a obrigatoriedade de o beneficiário estar ligado à organização, por vínculo empregatício ou estatutário.

Em geral as operadoras e administradoras de planos de saúde separam essa modalidade de contratação em dois formatos: PME (para pequenas e médias empresas) e empresarial (para grandes empresas), essa segmentação é feita normalmente pela quantidade de vidas dentro do contrato.

Vale lembrar que o número mínimo de vidas para contratação vária de acordo com cada operadora.

Peça uma cotação

Planos de saúde Individual ou familiar

Dentre os planos de saúde disponibilizados no Brasil, existem também os planos individuais ou familiares.

Neles, a contratação é feita pela pessoa física junto à uma operadora de saúde, com a negociação sendo feita diretamente entre a operadora e o cliente ou com a intermediação de um corretor devidamente autorizado.

A contratação tanto pode ser feita para atender uma pessoa apenas quanto pode atender uma família.

Normalmente, as características desses planos são:

  • Livre adesão;
  • Tempo de carência;
  • Cobertura variada a depender das condições de contrato e do perfil do beneficiário;
  • Custo mais elevado.

Veja a diferença entre os planos individuais e coletivos por adesão

Segmentação dos planos

No mercado de planos de saúde hoje, além dos diferentes tipos de planos, existem também algumas segmentações de coberturas que impactam ou podem impactar no custo do plano.

As principais segmentações são:

  • Ambulatorial
  • Hospitalar com obstetrícia
  • Hospitalar sem obstetrícia
  • Odonto

Essas segmentações podem ainda ser combinadas para que você tenha um plano de saúde ainda mais completo, exemplos:

  • Ambulatorial + Hospitalar + Obstetrícia
  • Hospitalar com Obstetrícia
  • Ambulatorial + Hospitalar + Obstetrícia + Odonto