Menopausa: novas descobertas, velhos cuidados

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

A menopausa é o fim do período fértil na vida da mulher, que se inicia após a última menstruação. Pode ser considerada como o desfecho de um processo gradual chamado climatério, onde a mulher vai gradativamente reduzindo os ciclos menstruais. Porém, popularmente o termo menopausa é usado para se referir a todo período.

Não existe uma idade exata para a ocorrência da menopausa, porém ela se dá geralmente entre 45 e 55 anos. Pode ocorrer antes, motivada por fatores externos, como intervenções cirúrgicas que retiram os ovários ou o útero.

Uma nova pesquisa

Recentemente uma equipe de médicos gregos afirma ter desenvolvido um método que pode reverter a menopausa.

O tratamento tem como base a terapia PRP (Pasma Rico em Plaquetas), que consiste no aumento da quantidade de plaquetas no plasma, influenciando na cicatrização dos tecidos.

De acordo com a equipe, a terapia PRP também mostrou resultados quando aplicada no útero. Uma média de três em seis mulheres que sofriam com grandes dificuldades para engravidar, conseguiu após receber o plasma enriquecido diretamente no útero.

Apesar dos resultados animadores, a equipe ainda não publicou a sua pesquisa em nenhuma pesquisa científica. O líder da equipe, o ginecologista Sfakianoudis, afirmou que ainda é necessário conhecer mais detalhes sobre a eficácia do tratamento. Além disso, alguns especialistas vêm questionando o método: alegaram que a técnica deveria ter sido testada primeiro em animais.

Cuidados necessários

Embora a medicina tenha evoluído consideravelmente, os velhos cuidados ainda são necessários.

Durante essa fase é necessário que, além do ginecologista, ocorram consultas regulares com cardiologistas e psicólogos. Nesse período o metabolismo tende a desacelerar, causando aumento do peso e do nível de colesterol, e consequentemente problemas no sistema cardiovascular, dessa maneira, o cardiologista pode recomendar os exercícios mais adequados. A mulher também pode começar a ter problemas com a autoestima e com depressão, nesse caso o psicólogo tem papel fundamental.

É importante estar ciente que, cuidar da saúde é sempre fundamental, porém o período do climatério e da menopausa requer cuidados especiais. Dessa forma mantenha-se sempre atenta a sintomas estranhos durante essa fase da vida.

Produção de Conteúdo Qualicorp

Abrir