Aos 40, de volta ao esporte e mais saudável

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppShare

Não existe idade certa para abandonar velhos hábitos e iniciar uma rotina de atividade física. Mas talvez os 40 anos sejam um ótimo ponto de virada

Chegou aos 40 anos e não está satisfeito com sua condição física? Muita gente sente a mesma necessidade quando essa idade chega. Incluir exercícios na rotina será sempre recomendável – mas não se deve iniciar um plano, especialmente nesse período, sem orientação médica e/ou esportiva.

Confira a seguir recomendações de Arnaldo Hernandez, coordenador do Núcleo de Medicina Esportiva do Hospital Sírio-Libanês, para transformar (ou retomar) uma rotina mais saudável:

Check-up: o certo é realizar uma avaliação geral, inclusive de seu condicionamento físico, antes de iniciar os exercícios. Assim, é possível descartar quaisquer problemas críticos que possam levar risco à saúde, tanto na parte cardiológica quanto na ortopédica;

Não menospreze exercícios de força: se durante muito tempo você viveu de forma sedentária, comece com um trabalho de fortalecimento muscular. Isso irá preparar a musculatura, tendões e articulações para tolerar a sobrecarga que virá das outras atividades. E atenção: não abandone os exercícios de força mesmo quando já estiver mais “evoluído” no aeróbico.

Rotina saudável não é igual a “altos investimentos”: ainda que você esteja empolgado em mudar de condição física, evite grandes cargas no início. O fortalecimento muscular pode ser feito com o peso do próprio corpo, sem necessidade de equipamentos. Da mesma forma, comprar instrumentos para exercícios aeróbicos (esteira, bicicleta ergométrica etc.) não deve ser o primeiro passo. Afinal, você ainda nem sabe as atividades que mais se adaptam ao seu perfil.

Procure variar: nos primeiros dois meses, será possível saber que exercício mais te agradou. Nesse período, alterne as atividades. Caminhada, corrida, natação, futebol, tênis. Faça o que for possível, sempre atento às respostas do seu corpo, até identificar sua preferência.

Comece devagar: faça 10 a 15 minutos de atividade aeróbica, três vezes por semana. Preferencialmente, sem grandes subidas ou descidas no trajeto. Dê um dia de descanso entre uma atividade e outra para que seu corpo consiga se recuperar. Com o tempo, estenda o treino até chegar aos 40 minutos.

Não se assuste: aquela dor muscular pós-treino é normal. Ocorre em todas as idades. Acontecerá também quando você aumentar a carga de treinos. Por isso, o descanso é necessário, especialmente no início.

Se mesmo após a avaliação física você sentir qualquer desconforto durante o exercício, não hesite em procurar um médico imediatamente.

Abrir

 

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 16 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.