Benefícios das artes marciais para as mulheres

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Embora as artes marciais fossem, a princípio, um esporte predominantemente dominado por homens, nos últimos tempos cada vez mais mulheres têm procurado a prática dessa modalidade.

Para compreender melhor esse fenômeno e também entender quais benefícios esses esportes trazem para as mulheres, conversamos com o professor Geraldo Bernardes, do Instituto Reação.

Qualicorp Explica: O Brasil é um país que ainda apresenta índices altíssimos de violência doméstica. Prova disso é o resultado de uma pesquisa feita em 2014 pelo Instituto Avon, onde a cada 5 mulheres, 3 afirmaram já ter sofrido violência física. Uma mulher que adere à prática de artes marciais estaria menos vulnerável a esse tipo de violência?

Geraldo Bernardes: Sim, a mulher que pratica artes marciais é menos vulnerável a esse tipo de agressão graças ao conhecimento adquirido na arte da defesa pessoal.

QE: O sucesso de atletas como a brasileira Rafaela Silva, ou a americana Ronda Rousey, fez com que o número de mulheres que procuram por artes marciais aumentasse?

Geraldo: Sim, o sucesso das duas as tornou ídolos de várias mulheres, aumentando a procura para a prática das artes marciais.

QE: O mundo das artes marciais sempre foi predominantemente masculino. Apesar dessa realidade estar mudando, você acha que as mulheres ainda sentem certo machismo no ambiente dos esportes de combate?

Geraldo: Antigamente existia esse preconceito, tanto é que no judô, em 1979, as meninas da seleção brasileira não puderam participar do campeonato sul-americano porque o Conselho Nacional de Desportos (CND) não autorizou. Hoje em dia os pais procuram inscrever as suas filhas nas diversas modalidades das artes marciais. Nas academias elas praticam o esporte nos mesmos horários que os homens, não existe separação por gênero.

QE: As artes marciais também vêm sendo procuradas por serem ótimas ferramentas de condicionamento físico. Quais são os principais benefícios que as lutas podem trazer para a saúde da mulher?

Geraldo: Além do condicionamento físico, que melhora a saúde e a estética, a luta pode ser utilizada como defesa pessoal, incutindo valores como respeito, disciplina, coragem, autoconfiança e superação.

QE: Hoje em dia existem academias que propõem treinos exclusivamente para mulheres. Essas atividades são mais eficientes do que os treinos mistos?

Geraldo: Na minha opinião não. Judô, Caratê, Jiu-Jitsu, Taekwondo, Luta Olímpica, são todos praticados por meio de treinos mistos.

Fonte: Conteúdo Qualicorp

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 16 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.