Como os hormônios impactam no humor das mulheres

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto: O impacto dos hormônios no humor das mulheres. 
Ao lado, foto de mulher pensativa.

O desconforto durante o período menstrual e a explosão de sentimentos nessa fase, com a Tensão Pré-Menstrual como exemplo, são provas de como os hormônios impactam no humor das mulheres. Veja em quais outros momentos os hormônios impactam no humor das mulheres.

Oscilações hormonais

Em todos os momentos em que grandes oscilações hormonais aconteçam, o humor também sofrerá alteração. A progesterona e o estrogênio influenciam no funcionamento de importantes neurônios.

Quando uma menina chega a sua primeira menstruação (menarca), começa a haver um aumento hormonal. E é nessa fase também que pode acontecer a chamada labilidade emocional, que é a mudança rápida de humor.

Pós-parto e climatério

No que se refere a questões hormonais, a fase considerada mais difícil para uma mulher é a do pós-parto. Nele, existe uma queda hormonal bastante importante, em conjunto com todo o contexto dessa fase, que é a aceitação do corpo e da responsabilidade de ser mãe. Tudo isso é um mix que influencia muito na parte emocional da mulher.

O climatério, quando a vida reprodutiva da mulher se encerra, é a fase hormonal onde as mulheres têm a tendência de desenvolver depressão. Essa fase, em geral, é combinada com a chamada “síndrome do ninho vazio”, quando os filhos crescem e deixam seus lares. É aí que tanto os hormônios quanto os sentimentos impactam ainda mais a vida da mulher.

Para esses dois períodos atenção a variações de humor e cuidados com a saúde mental são importantes.

Outras momentos onde os hormônios podem afetar o humor

Uma eventual retirada de ovários, por exemplo, causa queda súbita de hormônios. Quando os ovários são retirados, acontece um rompimento no fornecimento dos hormônios.

O problema neste caso, é que o corpo da mulher estava habituado com aquela determinada quantidade de hormônio. E, do dia para a noite, ela não tem mais essa quantidade. Assim, aparecem sintomas de depressão e de ansiedade que, em geral, tem a ver com a queda abrupta ou a oscilação dos hormônios.

No entanto, não podemos esquecer que algumas mulheres podem não apresentar sintomas ou só uma parte deles. Isso acontece porque cada organismo é diferente e reage de uma maneira específica quanto as flutuações hormonais.