Novembro azul 

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Assim como a Campanha de Outubro Rosa, a intenção é chamar a atenção para a conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens. Além disso é também uma oportunidade para incentivarmos a população masculina reforçando a importância dos cuidados com a saúde. 

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. 

O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. História de câncer na família também é um fator de risco importante, homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos têm mais risco de desenvolver a doença. Além disso, o sobrepeso e a obesidade em estudos recentes mostraram maior risco de desenvolvimento de câncer de próstata. 

No geral, o homem, ao contrário da mulher, não costuma ter um médico de referência, papel que usualmente o ginecologista desenvolve. Por isso, acaba por negligenciar importantes cuidados com a saúde. 

Adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são alguns dos hábitos que podem te fazer ficar mais longe desse diagnóstico. 

O Qualiviva reforça a importância de ter uma equipe de saúde de referência para conduzir adequadamente todas as recomendações em prevenção de doenças e mais, promoção de saúde para que tenhamos uma melhor qualidade de vida.