Relação entre inverno e depressão

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto: Saiba como o inverno interfere na saúde mental e na depressão.
Ao lado foto de uma jovem sentada abraçando os joelhos e com a mão direita apoiada no queixo.

Você é daqueles que costuma se sentir triste nos dias frios e cinzentos? Sabia que há uma relação entre inverno e depressão?

Conhecida como depressão sazonal, essa condição costuma afetar diretamente o humor das pessoas. Apesar de ser mais comum em países europeus, onde os dias de inverno costumam ser mais curtos, já que a luz do sol se põe bem mais cedo, há quem se sinta triste em outras regiões também.

Será que é possível lidar com o inverno e encontrar alegria mesmo na estação mais fria do ano? A seguir, vamos falar mais sobre o tema e dar algumas dicas.

O que é depressão sazonal?

A relação entre inverno e depressão é conhecida como depressão sazonal, ocasionada pela redução da luz solar. Com os dias mais frios e escuros do inverno, muitas pessoas se sentem desanimadas, tristes e sem vontade de fazer as tarefas do dia a dia.

Apesar de depressão sazonal ser mais comum em países onde o inverno é mais longo, pode acometer pessoas de países tropicais também. Afinal, não são raros os relatos de pessoas que dizem se sentir mais alegres em estações como primavera e verão. E outras que preferem o inverno.

Isso nos faz compreender que o clima tem sim influencia no humor e disposição dos indivíduos. A partir disso, podemos compreender melhor a depressão sazonal como um tipo de depressão temporária, ou seja, ela dura durante os dias mais frios e tende a desaparecer com a chegada da primavera.

Ao contrário da depressão tradicional, que não tem relação com o inverno e exige atenção, cuidados com um especialista e uso de remédios dependendo do quadro.

Sintomas da depressão de inverno

Por mais que a relação depressão e inverno seja específica a esse período do ano, ainda assim é preocupante, pois afeta consideravelmente a rotina e o humor das pessoas.

De acordo com dados da OMS – Organização Mundial da Saúde – a depressão de inverno acomete cerca de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Veja a seguir alguns dos sintomas da depressão sazonal:

  • Alterações de humor
  • Alterações no sono (excesso de sono ou dificuldade de dormir)
  • Mudanças no apetite
  • Desânimo
  • Não se sente motivado
  • Costuma interromper atividades comuns em outras estações
  • Demonstra apatia e falta de interesse
  • Ansiedade
  • Pode apresentar dores no corpo
  • Dificuldade de concentração

Dicas para amenizar os sintomas da depressão sazonal

Por mais que os sintomas relatados acima tendem a desperecer assim que o inverno vai embora, é importante não se entregar a essa apatia e procurar formas de melhorar o seu bem-estar e saúde menta durante a estação.

Aproveite ao máximo a exposição solar

Tire um período pela manhã, pode ser após o café, para se expor ao sol. Inverno não significa ausência total da luz solar, ela apenas tende a durar menos.

Então, aproveite o período da manhã para tomar sol, curtir a luz natural e aproveite para fazer exercícios de respiração. Você vai ver que o seu dia começará de maneira diferente, com mais energia e conexão com a sua essência.

Curta atividades propícias da estação

Assistir filmes enrolado no cobertor, maratonar séries, fazer pipoca, chocolate quente, receitas que você gosta… tomar um bom vinho.

Cabe a cada um buscar situações prazerosas e que amenizem a sensação de tristeza que alguns sentem no inverno.

Quando procurar ajuda?

Agora, quando falamos em saúde metal, toda atenção deve ser dada. Ao notar que se está diante de um sentimento “estranho”, tristeza profunda ou dificuldade de realizar algo comum na sua rotina, aí é o momento de agendar uma consulta com um especialista.

Conte com a Quali

As vezes se sentir quentinho em um dia frio ajuda muito, por isso preparamos duas receitas para ajudar você a se aquecer nesse período.