>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Tabagismo: apague esse vício

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 04/10/2009 14:53

O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, responsável por 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão e 25% pelas mortes por doenças coronarianas.

Mesmo conhecendo-se os danos desta dependência ao organismo, lembrados aos fumantes pelas imagens chocantes estampadas nos maços de cigarros, por que é tão difícil parar de fumar?

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

A explicação está na dependência física e psicológica que o tabagismo produz, principalmente pela nicotina, uma das 4.720 substâncias agressoras presentes no cigarro, além de cerca de 60 substâncias cancerígenas, como, por exemplo, o monóxido de carbono e o alcatrão.

Parar de fumar é uma batalha verdadeiramente árdua que requer, sim, muita determinação, seja qual for a técnica que se adote. Mas aquele que triunfa resgata sua própria saúde mais rápido do que se imagina: apenas vinte minutos depois de se parar de fumar, a pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal; após setenta e duas horas, ocorre uma melhora de cerca de 30% da função pulmonar; em três semanas, a respiração e a circulação melhoram, e bastam quinze anos sem fumar para que o risco de infarto do 'ex-fumante' passe a ser idêntico ao de quem nunca fumou.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir