>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • 5 opções de atividade física para suar a camisa

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 05/12/2018 15:48

Dr. Kalil Explica 23. Nov. 2018

Combinação de exercícios aeróbicos com treinamentos de resistência aumenta o gasto calórico

Exercícios físicos são fundamentais para a promoção da saúde e, aliados à alimentação balanceada, têm também papel fundamental na manutenção do peso. No entanto, será que existe algum tipo de atividade mais eficiente quando pensamos em gasto calórico? A resposta é positiva.

Primeiro, é importante entender que para colher resultados com a prática de exercícios e esportes é necessário manter a consistência, ou seja, a regularidade semanal, respeitando os períodos de descanso para o organismo, inclusive as boas noites de sono. "Pensar apenas na atividade física não proporcionará o resultado que seu corpo precisa ter, pois todos esses componentes, que podemos chamar de pilares, interagem entre si", destaca o educador físico Eric Haddad.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

O profissional explica que, apesar de existir uma grande variedade de métodos de treinamento que prometem maior gasto calórico, destacam-se aqueles que intercalam momentos de grande intensidade de trabalho alternados com períodos menos intensos ou com descanso total, como treinos de corrida e as atividades aeróbicas de alto impacto. Porém, a quantidade de calorias queimadas varia entre um indivíduo e outro, pois tem relação com peso, biotipo, idade, preparo físico, composição corporal e outros fatores.

Musculação: a atividade trabalha com pesos e se torna mais intensa em um curto período de realização. A dica para quem gosta de musculação é alternar com atividades de maior duração como a bicicleta. “Busque também atividades que proporcionem momentos mais intensos, como saltos e movimentos que obriguem a exercer mais força”, explica Haddad.

Bicicleta: para quem tem lesões - e também quer "suar a camisa" -, a bicicleta costuma ser indicada por preservar articulações.

Corrida: a corrida é uma atividade excelente para aumentar a quantidade de cálcio nos ossos (principalmente para que tem osteoporose), melhorar a eficiência do coração e, consequentemente, queimar mais calorias, mas, quando mal orientada, pode gerar lesões sérias nas articulações, principalmente nos tornozelos, joelhos e quadris.
Existem pessoas que não estão aptas para calçar os tênis e sair pelas ruas ou mesmo correr na esteira, por isso, antes de começar os treinos, é de extrema importância passar por avaliação física. Por vezes, uma caminhada com passos mais largos e maior velocidade já é o suficiente, quando pensamos em gasto calórico.

Natação: a natação também é considerada um esporte completo por trabalhar todos os grupos musculares, melhorar a resistência física e a capacidade cardiorrespiratória. A atividade aquática ainda tem, a seu favor, o fato de não oferecer impacto para articulações e ligamentos, sendo recomendada para todas as idades.

Revisão técnica
  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo
Abrir