>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Dia Nacional do café

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 24/05/2019 11:02

Dr. Kalil Explica 24. Maio. 2019

Faz bem para a saúde?

Sem exageros, o café pode, sim, trazer vários benefícios. Ele ajuda na concentração, estimula o metabolismo e deixa a pessoa com mais foco. Segundo Samanta Brito, nutricionista da Estima Nutrição, alguns estudos mostram que o café ajuda na saciedade. "Tomar uma xícara de café no meio da manhã e uma no meio da tarde pode ajudar", diz a especialista.

A bebida tem ação em receptores do cérebro, melhorando a atenção e a vigília. Além disso, ele ajuda a estimular o intestino, um benefício para quem tem prisão de ventre. Para quem não tem este problema, porém, nada de grave acontece ao beber café, garante Samanta. O café possui, ainda, minerais importantes como o potássio, que ajuda a evitar a retenção de líquidos, magnésio e vitaminas do complexo B, que podem até prevenir danos cerebrais.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Como o café pode fazer mal?

De acordo com o Dr. Fábio Porto, neurologista do Hospital das Clínicas, se você ingere café demais, pode ficar viciado e superestimulado. "Temos que pensar que, quando você usa estimulante, seu coração bate mais rápido, sua pressão sobe, você faz mais xixi e o rim trabalha mais. É preciso saber dosar para que tenha um efeito bom, sem o efeito negativo", afirma o neurologista, que recomenda não beber mais do que 5 xícaras de expresso por dia.

O médico também dá outras dicas para evitar os malefícios: "Para quem tem ansiedade, o café é ruim, assim como para quem tem arritmia cardíaca, pois o café estimula o coração a bater mais rápido. Quem tem insônia precisa evitar a ingestão depois das 18h e quem tem pressão alta também deve ficar atento, pois pode haver aumento da pressão arterial. Nesses casos, pode-se usar o café descafeinado".

Outros públicos que precisam ficar atentos são as pessoas que têm gastrite, já que o café acaba fazendo o estômago soltar mais ácido, prejudicando o quadro, e as gestantes, para que não haja qualquer risco ao bebê.

Curiosidades

- O café tem efeito antioxidante, que previne o envelhecimento.

- Depois do almoço, o ideal é não tomar café, porque a cafeína bloqueia a absorção de alguns nutrientes importantes. Se a pessoa tem anemia, nada de consumir café após as refeições.

- A meia vida - que é o tempo em que a substância permanece em circulação no sangue - dura de três a seis horas. O efeito maior normalmente acontece entre duas e três horas.

- Em crianças, o risco de ter efeitos colaterais é maior, pois o peso do corpo delas é menor e o metabolismo é mais lento. Se for ingerir, o recomendado é sempre em doses muito pequenas - como o café com leite.

- Para ter mais energia na academia, pode-se tomar café no pré-treino.

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir