>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Conheça os benefícios da amamentação para o bebê

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 06/08/2019 15:47

Saúde e Bem-Estar 06. Agosto 2019

A campanha "agosto dourado" foi criada para chamar a atenção sobre a importância do aleitamento materno, que deve ser o alimento exclusivo do bebê nos primeiros seis meses de vida. Enquanto alguns dos benefícios da amamentação são bastante conhecidos, como a proteção contra diversas doenças, muitas mães podem se surpreender ao saber que o ato de amamentar tem reflexos positivos na respiração, dentição e fala da criança. Entenda de que forma isso acontece.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Como a amamentação ajuda na saúde bucal e respiração

Os benefícios da amamentação não estão apenas no leite materno em si, mas também no exercício que o bebê faz ao sugar o seio da mãe. Acontece que o ato de mamar exige uma coordenação muito complexa de sucção, deglutição e respiração. Em outras palavras, o bebê precisa fazer esforço para extrair o leite - ao contrário do que é necessário para beber da madeira, uma atividade mais passiva.

Dessa forma, a amamentação estimula o crescimento harmonioso dos ossos do rosto e das estruturas da boca. Isso é essencial porque, ao nascer, a criança tem a mandíbula muito pequena, retraída em relação à maxila superior. A amamentação ajuda no desenvolvimento do maxilar e, consequentemente, promove dentes mais alinhados - fatores que ajudam na fala.

Além disso, durante o aleitamento materno o bebê aprende a respirar corretamente pelo nariz e fica menos suscetível a problemas respiratórios.

Prevenção da cárie da mamadeira está entre os benefícios da amamentação

Além de garantir dentes mais alinhados e evitar problema de mordida, outro benefício da amamentação para os dentes do bebê é a redução do risco da chamada cárie de mamadeira, fruto da exposição a bebidas que contenham açúcar.

Mas é importante ter em mente que bebês que mamam ainda podem ter cáries. Embora natural, o leite materno, assim como a fórmula, contém açúcar. Por isso, é importante cuidar dos dentes do bebê desde o início. Alguns cuidados incluem:

  • Leve a criança ao dentista para um monitoramento regular;
  • Antes mesmo dos dentes nascerem, limpe diariamente as gengivas do bebê com uma gaze úmida;
  • O uso da chupeta deve ser por menos tempo possível. Retire-a quando o bebê se acalmar ou adormecer.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir