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  • Por que o café da manhã é importante

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  • Publicado em: 17/03/2016 11:23

 

 

O hábito de tomar café da manhã contribui para uma alimentação mais saudável, ajuda a emagrecer, melhora a concentração, estimula o metabolismo e faz bem até para o coração. Conheça mais sobre esses benefícios e entenda por que não é uma boa ideia pular a primeira refeição matinal.

Controle ou perda de peso - pode parecer que pular o desjejum vai ajudá-lo a não engordar, mas estudos apontam o contrário! Porque, no final das contas, você vai acabar comendo em excesso na refeição seguinte para compensar. Também estará mais propenso a "beliscar" durante o meio da manhã ou da tarde, o que pode ser um problema se esses lanches forem muito calóricos ou gordurosos.

Injeção de energia - após o jejum prolongado durante o sono, os níveis de açúcar no sangue estão muito baixos; o café da manhã funciona como uma espécie de combustível que dá energia para iniciar o dia em plena atividade.

Intestino trabalha melhor - comer depois de um tempo em jejum estimula o funcionamento do intestino, o que ajuda a prevenir a constipação e outros problemas intestinais.

Memória afiada - segundo estudos, pessoas que tomam o café da manhã regularmente têm melhor desempenho em testes de memória e na resolução de problemas. Para quem tem filhos, é bom estimulá-los a comer de manhã para que tenham melhor rendimento na escola.

Coração mais saudável - segundo uma pesquisa feita na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, homens que pulam o café da manhã têm 27% mais riscos de enfartar ou de sofrer uma doença coronariana fatal.

Dicas para um café da manhã saudável

Para um café da manhã completo e saudável, tente incluir:

  • Um alimento à base de trigo ou de outros cereais integrais, como pão integral ou aveia;
  • Uma fruta, como banana, mamão ou laranja;
  • Um alimento derivado do leite, que pode ser leite, iogurte ou queijo branco, por exemplo.

Se você deixa de comer pela manhã por falta de tempo, tente acordar uns minutos antes ou planeje a refeição na noite anterior, deixando alguns alimentos pré-preparados. Outra opção é separar um lanche para levar e comer assim que chegar no trabalho. Se o seu problema é falta de apetite logo que acorda, tente comer menos de noite.

Referências

http://newsroom.heart.org/news/skipping-breakfast-may-increase-coronary-heart-disease-risk

https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/breakfast