>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Intolerância a glúten

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 08/03/2016 12:50

Existem pessoas que não podem ingerir alimentos que tenham glúten em sua composição. Essa intolerância é chamada de doença celíaca (DC).

A DC é uma doença autoimune e está presente em indivíduos que já possuam uma predisposição. Afeta o intestino delgado, provocando uma inflamação e interferindo diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água.

O celíaco não pode consumir alimentos que contenham glúten, como por exemplo, cereais (cevada, centeio, trigo e malte), alguns tipos de medicamentos, bebidas industrializadas, assim como utilizar cosméticos e outros produtos não ingeridos que possuam essa proteína.

Sintomas

A pessoa pode apresentar apenas um sintoma ou um conjunto deles:

* Diarreia crônica

* Prisão de ventre crônica

* Dor Abdominal

* Distensão abdominal

* Vômitos

* Depressão

* Emagrecimento e falta de apetite

* Irritabilidade

* Mancha nos dentes

Às vezes a DC não apresenta sintomas. Nesses casos, são realizados exames em familiares de primeiro grau do celíaco, que têm mais chances de apresentar a doença, cerca de 10%. Se não tratada a intolerância a glúten, podem surgir complicações como anemia, câncer do intestino, osteoporose, esterilidade e abortos de repetição.

Tratamento

O tratamento da doença celíaca consiste em uma dieta totalmente sem glúten, indicada por um nutricionista. Os portadores da doença não podem ingerir: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinha, pizza, cerveja, entre outros alimentos. Esses alimentos têm glúten em sua composição ou processo de fabricação. A dieta do celíaco geralmente é composta em sua maior parte de gorduras (margarina, manteigas, óleos, etc) e proteínas (carne em geral) e em menor parte de carboidratos (massas sem glúten, açúcares, etc).

Referências

 

Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA)

http://www.fenacelbra.com.br/fenacelbra/

Associação dos Celíacos do Brasil (ACELBRA)

http://www.acelbra.org.br/2004/doencaceliaca.php

Revista da Associação Médica Brasileira

http://www.scielo.br/pdf/ramb/v56n1/27.pdf