>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Alimentação saudável na terceira idade

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 17/10/2017 16:20

Se você já tiver chegado aos 60 anos, preste muita atenção ao que come. É fundamental manter uma alimentação saudável na terceira idade, com uma dieta rica em vários nutrientes e minerais:

Vitamina D - ajuda no funcionamento do sistema imunológico, e por isso, não pode faltar na alimentação do idoso. Boas fontes são: leite, fígado de boi, ovo, suco de laranja, iogurtes, margarina e bebidas com soja.

Vitamina B12 - é importante para a recuperação do organismo e protege o sistema nervoso central. Carne vermelha e branca, leite, ovos e cereais matinais fortificados são exemplos de alimentos ricos na substância.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Fibras - as fibras ajudam com os problemas intestinais, comuns na terceira idade. E por isso, também não podem faltar na dieta do idoso. Boas fontes são: aveia, lentilha, mandioca, beterraba, cenoura, maçã, feijão, milho e alimentos integrais.

Proteína - a alimentação do idoso deve ser pensada para manter o nível ideal de proteína no organismo, que geralmente cai na terceira idade. A proteína ajuda a curar feridas e combater infecções e é encontrada na carne vermelha e branca, peixes, ovos, soja e nozes principalmente.

Cálcio - também é fundamental nas escolhas para uma alimentação saudável na terceira idade. Isso porque ajuda a manter os ossos mais saudáveis e resistentes. Boas fontes de cálcio para a dieta do idoso são: leite com baixo teor de gorduras, queijo, couve, espinafre, brócolis e iogurte.

Cuidado com o excesso de calorias, sal e alimentos gordurosos, principalmente na terceira idade.

Quando chegamos à terceira idade, a ingestão exagerada de alimentos calóricos, gordurosos ou com muito sódio pode causar obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardíacas. Para evitar essas complicações, siga algumas dicas:

Escolha alimentos naturalmente doces - ao invés de bolos, biscoitos e refrigerantes ricos em açúcar, inclua na sua dieta alimentos naturalmente adocicados, por exemplo: frutas e sucos naturais.

Diminua o consumo de sódio - em excesso, a substância pode causar hipertensão, doenças cardiovasculares e renais. Uma dica para diminuir o consumo é optar por frutas e legumes frescos, alimentos com grãos integrais e carnes magras. Lembre-se que sucos de caixinha e refrigerantes também têm sódio.

Substitua a gordura trans por gorduras saudáveis - outra dica para a alimentação saudável na terceira idade é substituir alimentos ricos em gorduras trans (bolachas, sorvetes, salgadinhos de pacote etc.) por opções mais saudáveis, como abacate, nozes, sementes e peixes.

Fonte: Parceiro Qualicorp.

Abrir