>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Tratamentos usados para cuidar da dor nas costas

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 19/04/2018 14:35

Dr. Kalil Explica 19. Abr. 2018

Até meditação entra como alternativa para melhorar as dores

Sofre com dores nas costas? Você não está sozinho. Dados mostram que 11,9% da população mundial também sofre com dor lombar. Uma das principais causas é o enfraquecimento dos músculos que sustentam a coluna, consequência do sedentarismo.

Roberto Rached, fisiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo ressalta que é importante que um especialista examine a pessoa para entender o motivo da dor, já que há dores secundárias a outras doenças, como em consequência de problemas vasculares (como aneurismas), câncer, entre outros motivos.

Exclusas as causas graves das dores, veja abaixo as opções disponíveis atualmente para se livrar delas. Mas lembre-se: para serem efetivos, todos os tratamentos precisam ser orientados pelo médico.

Fisioterapia e afins

Fisioterapia: o fisiatra explica que a fisioterapia pode atuar para aliviar a dor por meio dos estímulos elétricos e uso de calor local.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Quiropraxia: Rached comenta que a técnica é uma grande aliada dos fisiatras, ortopedistas e neurocirurgiões. “Há um realinhamento da coluna e uma liberação da musculatura”, explica. Com isso, a dor diminui ou cessa.

Pilates: o fortalecimento do core é o benefício que o Pilates traz. Mas cuidado: o fisiatra alerta que é preciso ter o acompanhamento de um especialista na hora de realizar os exercícios.

RPG: de acordo com Rached, ela é muito útil quando o paciente já tem bons músculos. O médico ressalta que é uma excelente terapia de manutenção, já que ajuda a colocar a coluna no lugar.

Terapia extracorpórea por ondas de choque: “É um estímulo novo para um problema velho. Diminui a dor por alterar uma substância que libera vasodilatadores, melhorando a circulação nos músculos, e sinaliza para o corpo que a região precisa de mais células de defesa e de sangue”, explica o fisiatra.

Massagem: erra quem pensa que a massagem é apenas relaxante. Nada disso: de acordo com Rached, ela pode ser uma aliada no alívio das dores, já que ajuda a relaxar os músculos.

Acupuntura: a técnica milenar de manipulação de agulhas traz alívio para as dores nas costas. O especialista poderá indicar o tratamento quando julgar necessário.

Educação física: o sedentarismo é uma das principais causas das dores nas costas. Portanto, a atividade física, explica o médico, fortalece e proporciona uma estabilidade melhor da musculatura do core.

Alongamento: simples, mas eficaz. Alongar-se ajuda a reequilibrar a musculatura da coluna, reduzindo as dores.

Apoio mental

Meditação: o alívio acontece pelo relaxamento da musculatura, consequência da meditação. Quando os músculos estão contraídos, há mais dor.

Apoio farmacológico

Nessa linha entram os relaxantes musculares, analgésicos simples ou opioides e, eventualmente, os anti-inflamatórios não hormonais. Lembre-se que a automedicação pode ser perigosa, então só é recomendado tomar remédios prescritos pelo médico que o examinou.

Apoio cirúrgico

Infiltrações na coluna: mais invasiva, as infiltrações na coluna também fazem parte do arsenal de tratamento à disposição dos médicos para aliviar as dores na coluna.

Cirurgia: em último caso, a cirurgia pode ser uma alternativa. Usada principalmente em alguns tipos de hérnia de disco, ela deve ser muito bem indicada, já que na maioria dos casos o tratamento conservador é o que vai proporcionar a melhora.

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir