Automedicação reduz efeitos do medicamento

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Cuidado! Se você toma antibióticos sem respeitar a prescrição médica, você está colocando a sua saúde em risco. O uso desse tipo de medicamento sem necessidade ou de maneira errada contribui para a criação de bactérias mais resistentes e mais difíceis de serem combatidas.

O uso frequente e inapropriado de antibióticos é uma das principais causas da onda de “superbactérias” pelo mundo. A consequência disso é o surgimento de doenças mais graves e o aumento do índice de mortalidade, pois, infecções que antes podiam ser tratadas com procedimentos simples, agora não estão mais respondendo aos antibióticos disponíveis.

Os antibióticos não são a solução para todas as doenças, apenas para aquelas causadas por bactérias, como por exemplo, inflamação na garganta ou infecção de urina. Mas é sempre obrigatória a prescrição médica. Por outro lado, gripes ou resfriados são causados por vírus, o que faz com que os antibióticos não tenham efeito sobre essas doenças.

O tratamento equivocado com antibióticos também pode causar gastrite, danos ao fígado e aos rins e reações alérgicas, entre outros problemas.

Como fazer o uso correto de antibióticos

Você pode ajudar a preservar a eficácia dos antibióticos seguindo as seguintes recomendações:

Não interrompa o tratamento: é tentador parar de tomar antibiótico assim que você começar a se sentir melhor. Porém, é necessário fazer o tratamento completo, exatamente como o médico prescreveu, tanto em número de doses, quanto na concentração e no número de dias.

Não pule doses ou tome depois do horário previsto: o intervalo entre as doses é sempre calculado de forma a manter a concentração adequada de antibiótico na sua corrente sanguínea. Por isso, o medicamento é mais eficaz quando ingerido regularmente.

Não guarde antibióticos: se por algum motivo você tem sobras de antibióticos, jogue-as fora. Se você ficar doente novamente, será preciso uma nova avaliação médica, pois aquele pode não ser mais o medicamento adequado.

Não tome antibióticos prescritos para outra pessoa: o medicamento indicado para um parente ou amigo pode não ser apropriado para o seu caso. Só tome o antibiótico prescrito pelo seu médico para você. Se tiver qualquer dúvida sobre a forma correta de tomá-lo, pergunte ao profissional.

Conteúdo de Parceiro Qualicorp

Abrir