Saiba como prevenir as doenças mais comuns do verão

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

O verão é uma das estações mais aguardadas por todos: inicia-se no final do ano e também coincide com as férias escolares. É o período ideal para viajar e se divertir, porém existem doenças e desconfortos comuns durante essa época que muitas pessoas não conhecem.

Pensando nisso, nós da Qualicorp Explica investigamos quais são as doenças mais comuns durante o verão e falamos um pouquinho sobre cada uma delas.

1 – Bicho geográfico: causada por parasitas encontrados nas fezes de cachorro, essa doença recebe esse nome devido às feridas que causa na pele, que se assemelham aos contornos de um mapa. As pessoas mais afetadas pelo bicho geográfico são geralmente as crianças, pois possuem a pela mais fina. As melhores maneiras de prevenir essa enfermidade é recolher as fezes dos animais de estimação e também evitar que a pele entre em contato com áreas consideradas de risco.

2 – Desidratação: esse problema ocorre quando há uma perda excessiva de líquidos, ou seja, quando eliminamos mais líquidos do que ingerimos. Geralmente perdemos em média 2,5 litros de água ao longo do dia, porém em dias muito quentes essa perda pode ser maior devido ao aumento da transpiração e também a vômitos e diarreias, causados por intoxicações alimentares e insolações, também muito comuns no verão. Para evitar a desidratação, recomenda-se a ingestão constante de líquidos, o uso de roupas leves e frescas e o consumo de comidas livres do excesso de sais e gorduras.

3 – Brotoejas: durante o verão transpiramos muito mais e também aumentamos o uso dos protetores solares (imprescindíveis para nos protegermos do sol), porém a união dos dois pode causar as brotoejas. O motivo disso é que certas roupas e cremes acabam por fechar os poros da pele, dificultando a saída do suor. Os principais sintomas dessas obstruções são manchas vermelhas, irritações e coceiras. Para evitar a brotoeja, o mais indicado é usar roupas leves e arejadas e priorizar protetores solares em gel e em spray.

4 – Intoxicações alimentares: muito comuns nesta época do ano, se dão quando ingerimos alimentos contaminados por microrganismos nocivos. No verão, as intoxicações são mais recorrentes, pois o clima quente torna mais difícil a conservação das comidas. Geralmente os sintomas se manifestam a partir de vômitos, diarreias, febres e desidratações. A melhor maneira de prevenir esse tipo de transtorno é evitar comidas muito perecíveis, como laticínios, comidas a base de ovos e também peixes e frutos do mar, principalmente aqueles comercializados por vendedores ambulantes.

5 – Fitofotodermatoses: são as queimaduras causadas pelo contato da pele com frutas cítricas, somado à exposição ao sol. Geralmente causadas pelo limão, as manchas demoram em torno de 4 semanas para desaparecer. Embora associadas à estética, as queimaduras podem danificar a pele causando bolhas e irritações, assim como o envelhecimento precoce. Recomenda-se evitar manusear alimentos cítricos em dias de sol intenso, e após fazê-lo, lavar não apenas as mãos, mas qualquer parte que possa ter entrado em contato com seus líquidos.

Fonte: Conteúdo Qualicorp

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.