Calvície – sintomas e tratamentos

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppShare

A calvície afeta até 50% dos homens acima dos 50 anos de idade e de 20% a 50% das mulheres da mesma idade. As pessoas perdem cerca de 100 fios de cabelo por dia. Em condições normais, essa perda é imperceptível, pois novos fios estão crescendo ao mesmo tempo. A calvície ocorre quando o ciclo de crescimento e queda de cabelo é interrompido por alguma causa, como a hereditariedade. Continue a leitura e entenda mais sobre esse problema.

Sinais e sintomas da calvície

A perda de cabelo em excesso pode aparecer em várias formas diferentes, dependendo do problema que a está provocando. Ela pode acontecer de forma súbita ou gradual e afetar apenas o couro cabeludo ou todo o corpo. Alguns tipos de queda de cabelo são temporários, enquanto outros são permanentes. Entre os sinais e sintomas da calvície estão:

No caso de um tumor ser localizado, quando diagnosticado em estágio inicial, há uma maior possibilidade de tratamentos, menos invasivos e com menos sequelas.

  • Fios mais finos;
  • Couro cabeludo mais aparente;
  • Cabelo caindo com frequência.

Fatores de risco da calvície

Condição hereditária – é a causa mais comum de perda de cabelo. Em pessoas que possuem algum familiar próximo, como pai ou irmão com essa condição, podem ser mais suscetíveis a um padrão de perda de cabelo permanente. Esse tipo de calvície é mais comum em homens e pode dar sinais ainda na adolescência.

Desequilíbrio hormonal- mais comuns em mulheres, eventos como a gravidez, parto, descontinuação de pílulas anticoncepcionais e início da menopausa. Em homens e mulheres, problemas na tireoide que causam mudanças hormonais também podem causar a calvície.

Condições de saúde – algumas das condições que podem causar a calvície são:

  • Alopecia areata – doença inflamatória que causa falhas circulares de perda de cabelo;
  • Micose – alguns fungos podem atingir o topo da cabeça, gerar uma descamação que causa instabilidade na raiz dos fios, causando a queda de cabelo em excesso;
  • Anemia – a falta de ferro no organismo, característica da anemia, dificulta o transporte de oxigênio pelo organismo, desestabilizando a resistência dos fios de cabelo.

Medicamentos – alguns medicamentos usados para doenças como câncer, artrite, depressão, hipertensão e problemas cardiovasculares podem provocar, como efeito colateral, a queda dos fios de cabelo.

Estresse – eventos estressantes podem ser grandes vilões para a saúde dos fios. A boa notícia é que a queda de cabelo causada pelo estresse é temporária.

Penteados – prender muito o cabelo, com penteados que forcem a raiz dos fios, como tranças e rabos, pode causar a perda de cabelo, que é um problema chamado alopecia de tração.

Tabagismo – o efeito da fumaça do cigarro pode causar danos ao DNA do fio, influindo no ciclo de crescimento.

Prevenção da calvície

A causa mais comum da calvície é a condição genética e, nesses casos, não há como prevenir. Entretanto, quando é causada por outros fatores, existem formas de fazer a prevenção da calvície:

  • Trate seu cabelo com delicadeza – evite penteados que forcem a raiz dos fios, como tranças e rabos. Evite tratamentos químicos agressivos;
  • Pare de fumar – o tabagismo é um fator de risco modificável da calvície;
  • Medicamentos – evite medicamentos ou suplementos que possam causar a perda de cabelo. Nunca interrompa uma medicação sem falar com o seu médico antes;
  • Proteção da luz solar – o sol e outras fontes de luz ultravioleta podem ser agressivos aos fios. Procure cremes e loções que ofereçam proteção ao seu cabelo.

Tratamentos para calvície

Retardar a queda e até reverter a perda de cabelo pode ser possível com alguns tratamentos para calvície, veja quais são:

Medicamentos existem medicamentos disponíveis para tratar a perda de cabelo por causa hereditária, ou por outras condições de saúde. Apenas um médico poderá indicar a medicação para o seu caso. Nunca se automedique.

Laser – o tratamento a laser é uma luz emitida no couro cabeludo que estimula a multiplicação de células do cabelo, dilatando os vasos que levam nutrientes e oxigênio para a raiz capilar.

Medicamentos – existem medicamentos disponíveis para tratar a perda de cabelo por causa hereditária, ou por outras condições de saúde. Apenas um médico poderá indicar a medicação para o seu caso. Nunca se automedique.

Transplante de cabelo – é um tratamento comum para os casos de perda de cabelo permanente em que o topo da cabeça é afetado, aproveitando o cabelo restante do próprio paciente.

Intradermoterapia – é a inserção de medicamentos no couro cabeludo por meio de um rolo com microagulhas.

A melhor época para você procurar um dermatologista é quando perceber que os fios começam a ficar mais finos. Apenas um especialista pode indicar qual o tratamento para calvície mais indicado para o seu caso.

Fonte: parceiros Qualicorp.

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 16 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.