Fevereiro Roxo: diagnóstico e tratamento da fibromialgia

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Fevereiro roxo: prevenção à fibromialgia

Em Fevereiro, a campanha de conscientização tem a cor Roxa e nesse Fevereiro Roxo vamos falar sobre a diagnóstico e tratamento da fibromialgia.

A Fibromialgia é uma doença reumatológica que se caracteriza pelo aparecimento de dores musculares crônicas e generalizadas, acompanhadas de sintomas como alterações de sono, da memória e do humor, além da fadiga. No mês do Fevereiro Roxo, trabalhamos com a conscientização e a prevenção desta esta doença que atinge cerca de 3% da população brasileira.

Vamos conhecer mais sobre diagnóstico e tratamento da fibromialgia.

O que é Fibromialgia?

A Fibromialgia é uma síndrome clínica que causa dores no corpo, principalmente na musculatura, e que pode acarretar outros sintomas como a dificuldade de dormir e ter um sono reparador, a fadiga, prejudicando a memória e a atenção e criando um quadro de ansiedade, depressão e mesmo alterações intestinais.

A maioria dos pacientes com fibromialgia são mulheres, que geralmente desenvolvem esta condição entre os 30 e 60 anos de idade, mas também existem casos de pessoas mais novas e mais velhas que acabam desenvolvendo a fibromialgia.

Como a Fibromialgia se desenvolve

Não se tem ainda uma explicação de como e por que a fibromialgia se desenvolve, mas existem algumas hipóteses. Uma delas é a predisposição genética, uma vez que a doença se mostra comum entre familiares.

No mesmo sentido, a síndrome também costuma se desenvolver em situações de intenso estresse crônico ou em função de um grave trauma físico ou psicológico sofrido pelo indivíduo, que podem gerar um desequilíbrio na forma como os pacientes experimentam a dor, se tornando mais sensíveis a ela.

Embora não se conheça o que exatamente causa a fibromialgia, a medicina já consegue identificar que não se trata de uma doença autoimune nem inflamatória e existem tratamentos para amenizar os sintomas e danos causados por esta condição.

Tratamento da Fibromialgia

Infelizmente, não existe uma cura para a fibromialgia. Entretanto, o seu tratamento permite controlar os sintomas. Este tratamento é normalmente dividido entre medidas farmacológicas e de terapias cognitivo-comportamentais.

Por um lado, trata-se a dor muscular crônica através de medicações que possuem a função de modular a dor e estimularem mecanismos naturais de analgesia ou que possam diminuir a chegada de impulsos cerebrais que possam causar a dor. Também temos que considerar as medicações que tratam outros sintomas, sobretudo a depressão, podendo ser necessário o uso de antidepressivos.

No mesmo sentido, algumas terapias da medicina alternativa também costumam ser incorporadas, como a acupuntura, que pode ajudar muito no alívio das dores e no controle das emoções, promovendo um melhor tratamento.

Noutro lado, é necessário que o paciente se atente para o seu tratamento psicoterápico através da terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia e técnicas de tratamento psicológico que podem ajudar no tratamento dos sintomas da depressão e dos distúrbios psicológicos que a doença pode causar.

Diagnóstico da Fibromialgia

Não são necessários exames para comprovar a presença da fibromialgia, pois o seu diagnóstico é clínico. Ou seja, através de entrevista clínica, feita por um profissional qualificado, é possível identificar a condição. Entretanto, alguns exames costumam ser pedidos para avaliar se pode haver outras condições que estão causando a dor crônica.

Dentre os critérios utilizados para identificar a fibromialgia, podemos pontuar a dor por mais de três meses em todo o corpo e a presença de pontos dolorosos na musculatura.

Sintomas e prevenção da fibromialgia

Quer saber mais sobre sintomas e prevenção da fibromialgia? Veja aqui

Quer ficar por dentro de assuntos como saúde, alimentação e mais?
Clique aqui e cadastre-se para receber nossa newsletter.
Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Segunda a sexta: 7h às 21h
Sábados: 8h às 14h

Segunda a sexta: 7h às 17h

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.