O que é anemia? Conheça os sintomas

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto: O que é anemia? Conheça os Sintomas.
Ao lado, imagem de uma mulher olhando para o canto superior esquerdo, enquanto um médico examina seu olho direito.

A anemia é uma doença que todos já ouviram falar e que afeta um número alto de pessoas. Por isso, para aumentar o entendimento sobre ela, produzimos este conteúdo. A seguir, explicaremos o que é anemia e quais são os sintomas aos quais é importante ficar atento.

O que é anemia?

Para começar, vamos conceituar o que caracteriza um quadro como anemia. Pela definição, trata-se da situação em que a pessoa tem deficiência em seus indicadores de hemoglobina, que é um dos componentes do sangue, responsável pela movimentação do oxigênio pelo corpo.

Portanto, quando os níveis de hemoglobina estão abaixo do ideal, configura-se um diagnóstico de anemia. Vale destacar que, em muitos dos casos, o que causa esta doença não é algo preexistente, podendo ser uma deficiência na alimentação, na presença de ferro no organismo.

Por isso, é sempre importante passar por avaliações para tentar as causas que levaram à anemia, podendo ser feita uma suplementação de ferro ou outro tratamento.

Tipos de anemia

A anemia tem por característica a redução de hemoglobinas na corrente sanguínea, podendo as causas terem diversas origens, sendo apenas uma mutação genética ou mesmo uma alimentação ruim. Normalmente tem por sintomas: tontura, palidez, dor de cabeça, fraqueza, peles e mucosas apresentando ressecamento. O tratamento pode mudar de acordo com a causa.

São 7 os tipos mais comuns:

Anemia Falciforme: tendo sua origem na genética, é destruidora das células vermelhas do sangue e ocasiona sintomas como icterícia, inchaço nas mãos e nos pés, dor em todo o corpo. Precisa ter alimentação regulada, realizar transfusão de sangue e, muitas vezes, a penicilina.

Anemia Ferropriva: sendo causada pelo hábito de consumir poucos alimentos que contém muito ferro ou por hemorragias, sendo detectada por hemograma. O tratamento é feito à base de suplementação e alimentação balanceada.

Anemia Perniciosa: essa anemia tem origem na falta de vitamina B12 no organismo e provoca, não só os sintomas comuns da anemia, neuropatia e também diminui a concentração de ácido gástrico no estômago. Pode resultar em sérios danos neurológicos, caso não haja tratamento correto.

Anemia Plástica: trata-se de doença autoimune em que a medula reduz a fabricação de células sanguíneas. Sendo necessária a realização do transplante de medula óssea e transfusão de sangue, se tratado de modo errado, pode ocasionar óbito em menos de um ano.

Anemia Hemolítica: essa anemia é produtora de anticorpos que têm como função destruir as células sanguíneas. Sendo comum em mulheres do que em homens e tem como sintomas a palidez, tontura, marcas roxas na pele, pele e olhos secos e outros. Mas felizmente, essa anemia tem cura através de medicamentos, assim, nesse caso há a necessidade de excluir o baço.

Anemia de Fanconi: sendo originária na genética, tem por característica as anomalias nos dedos e na face. Sendo possível de ser descoberta até 6 anos de idade, os sinais clínicos podem ser observados. O tratamento é realizado com transplante de medula óssea e através de imunossupressores.

Anemia Megaloblástica: os glóbulos vermelhos têm tamanho incomum e há redução dos glóbulos brancos e plaquetas, causado através da falta de vitamina B12.

Sintomas mais comuns são na barriga, queda de cabelo, cansaço e feridas na boca, por exemplo. Independente da anemia que a pessoa tem, é necessário realizar o tratamento. Caso não seja devidamente tratadas, causam sérios danos ao cérebro e não há como reverter, dentre eles: demência, AVC e problemas cardiovasculares, por exemplo. A talassemia também um tipo de anemia, sendo de origem genética e não há cura.

Sintomas da anemia

Conhecido o conceito e os tipos de anemia, é fundamental saber também sobre os sintomas. Como dissemos, a hemoglobina transporta o oxigênio pelo sangue.

Portanto, se isso não é feito corretamente, alguns sintomas surgem automaticamente: falta de ar e fadiga. Afinal, se o oxigênio não está sendo transportado de maneira certa, o cansaço e a dificuldade de respirar são efeitos naturais.

Além disso, há outros pontos. A palidez, por exemplo, também aparece. Assim como sensações de vertigem e tontura, principalmente se houver algum esforço físico maior, como subir escadas, correr, etc.

Um sintoma também comum e que dificulta o tratamento é a falta de apetite. Como dissemos, muitas vezes a anemia aparece por deficiência na alimentação, na nutrição. Ou seja, a partir do momento em que se tem o quadro de anemia e se perde a vontade de comer, fica difícil reverter o quadro.

Como sintomas adjacentes, ainda podemos citar eventuais dores no peito, muitas vezes também causadas pelo cansaço, e também aceleração no batimento cardíaco. Queda na pressão também pode acontecer.

Estas são, portanto, algumas informações importantes sobre a anemia. Desde o conceito, passando pelos tipos e chegando aos sintomas, é importante conhecer o tema, já que é uma doença extremamente comum. As previsões apontam para mais de 2 milhões de casos por ano, só no Brasil.

Lembrando sempre que é fundamental realizar o acompanhamento médico para casos de anemia. Apenas o profissional, munido de consultas e exames, poderá identificar a situação e indicar o melhor tratamento.

Tratamento

O tratamento da anemia vai depender da causa, no caso da anemia ferropriva, o tratamento baseia-se na reposição de ferro, tanto na alimentação quanto com medicação apropriada. Alguns tipos de anemia precisam ser tratadas com transfusão de sangue, devido à sua gravidade.

Lembrando sempre que é fundamental realizar o acompanhamento médico para casos de anemia. Apenas o profissional, munido de consultas e exames, poderá identificar a situação e indicar o melhor tratamento.


Conte com a Qualicorp

Se você quer ter poder contar com médicos, exames e hospitais de qualidade contrate um plano de saúde que vale a pena, clique aqui.

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Segunda a sexta: 7h às 21h
Sábados: 8h às 14h

Segunda a sexta: 7h às 17h

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.