Quem tem risco de ter câncer de cólon?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto: Quem tem risco de ter câncer de cólon? Ao lado, médico escrevendo em uma prancheta.

O câncer de cólon é o segundo mais comum ou frequente entre os homens e as mulheres no Brasil. É uma patologia que só fica atrás do câncer de pele. Nesse sentido, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), trata-se de um problema de saúde que afeta mais de 100 mil pessoas ao ano no país. Veja agora quem tem risco de ter câncer de cólon.

Caracterização do câncer de cólon

O câncer de cólon afeta o reto (a última parte do cólon). Quando isso acontece, as células dos pólipos no cólon começam a se multiplicar, dobram de tamanho e inflamam, causando no paciente diversos sintomas. Alguns deles, por exemplo, são: prisão de ventre, sangue nas fezes e dores na região abdominal. No entanto, é importante dizer que a presença de sangue nas fezes pode indicar que esse problema de saúde já se encontra em estágio avançado.

Sintomas

Normalmente, o câncer de cólon não apresenta sintomas em seu estágio inicial, no entanto, à medida que progride, pode apresentar alguns. Os mais comuns são estes:

  • Perda de peso, mas sem causa aparente, ou seja, ela ocorre de forma inexplicável;
  • Como dissemos, pode ocorrer a presença de sangue nas fezes;
  • Dores na região abdominal;
  • Dores ao evacuar;
  • Diarreia que não passa;
  • Ocorre uma mudança no que se refere ao apetite. A pessoa com câncer de cólon costuma perder o apetite, uma das razões pela qual emagrece;
  • Forte sensação de empachamento (sensação desagradável da persistência prolongada do alimento no estômago após a refeição).

Quando há suspeita da doença, é importante que a pessoa procure um médico especialista, sendo, nesse caso, um gastroenterologista. Assim, pode ser feito o diagnóstico por meio de exames específicos, que indicarão a localização, assim como o estágio da doença. A partir daí, o médico especialista poderá recomendar o tratamento mais adequado.

Fatores de riscos do câncer de Cólon

Alguns fatores aumentam o risco de câncer de cólon, no entanto, isso não significa que você vai ter. É importante adotar bons hábitos para evitar o surgimento desse problema de saúde.

Confira quais são os principais fatores de riscos do câncer de Cólon:

Má alimentação

Uma dieta pobre em fibras (frutas e vegetais), mas rica em em carnes vermelhas e processadas, bem como em carnes de churrasco, que são expostas à alta temperatura, configura um risco para quem deseja evitar o surgimento do câncer de cólon.

Adotar uma alimentação saudável e equilibrada é uma condição fundamental para quem busca melhorar sua saúde e evitar não apenas o surgimento dessa doença, mas também de várias outras.

Sedentarismo

O exercício físico regular também pode ajudar a combater um dos fatores de risco desse problema de saúde, que é a obesidade.

Por isso, pratique exercícios físicos, como caminhar, correr, fazer musculação, nadar, andar de bicicleta etc. Faça disso um hábito, pois pode garantir que tenha uma saúde melhor.

Uso de tabaco e álcool

O consumo de bebidas alcoólicas isoladamente já é um importante fator de risco. Combinado com o tabagismo, o risco aumenta exponencialmente. O ideal é não fazer uso dessas duas substâncias, de modo a garantir que tenha uma saúde fortalecida.

Predisposição genética

Algumas famílias têm histórico de câncer de cólon, ou melhor, uma predisposição genética para o desenvolvimento desse problema de saúde. Então, nesse caso, faz-se importante consultar um médico especialista para avaliar o risco, bem como para determinar a melhor maneira de acompanhamento.

Vale dizer que se trata de uma doença que pode afetar tanto homens quanto mulheres, principalmente a partir dos 50 anos.

Gostou deste conteúdo e ficou interessado em ler outros? Então, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog!