Anemia

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A concentração de hemoglobina no sangue mais baixa do que o normal caracteriza a anemia. A principal função da hemoglobina, presente nas hemácias (as células vermelhas do sangue), é transportar o oxigênio dos pulmões para os tecidos e o dióxido de carbono destes para que seja eliminado pelos pulmões.

 

Existem vários tipos de anemias, que podem ter causas diversas, até genéticas (como a talassemia e a anemia falciforme). Entretanto, a mais comum é a provocada por deficiência de ferro (anemia ferropriva), responsável por 90% dos casos.

 

Atualmente, a ferropriva é um dos mais graves problemas nutricionais mundiais em termos de prevalência. Quase sempre é provocada pela ingestão deficiente de alimentos ricos em ferro ou pela sua inadequada utilização orgânica.

 

Mas, além do ferro, outros elementos também são essenciais para a síntese da hemoglobina, como a vitamina B12 e o ácido fólico (vitamina B9). A carência dessas substâncias causa outro tipo de anemia: a megaloblástica. Uma alimentação balanceada é muito importante para prevenir esses tipos de anemia, embora existam outras causas possíveis.

 

Sintomas

 

Os sinais e sintomas da carência de ferro não são específicos e sua detecção é difícil. Exames laboratoriais (sangue) são necessários para confirmar o diagnóstico de anemia ferropriva. Tanto o diagnóstico quanto o tratamento só podem ser determinados por um médico.

 

Os principais sinais e sintomas são:

  • Fadiga generalizada;
  • Anorexia (falta de apetite);
  • Palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas, palma das mãos);
  • Menor disposição para o trabalho;
  • Dificuldade de aprendizagem e apatia nas crianças.

 

Já a anemia megaloblástica pode provocar vários sintomas, que também podem ter outras causas. Por isso, é preciso que um médico faça o diagnóstico e indique o tratamento. Um hemograma é necessário para confirmar o diagnóstico.

 

Os principais sinais são:

  • Perda de apetite e vontade, fraqueza, e cansaço;
  • Dores abdominais, enjôos e diarréia;
  • Boca e língua doloridas ou desenvolvimento de feridas dolorosas na boca e na faringe;
  • Alterações da pele, perda de cabelo;
  • Durante a gravidez, o parto prematuro e/ou a malformação do feto;
  • Nas crianças, o crescimento pode ser retardado e a puberdade atrasada.

 

Alimentos que ajudam a prevenir a anemia

 

Para prevenir a doença é necessário consumir diariamente uma série de nutrientes. Entretanto, quando a anemia já está instalada, é preciso recorrer a suplementos. Mas atenção: somente um médico pode fazer diagnóstico e indicar tratamento.

 

Ferro – é essencial na síntese da hemoglobina. Principais fontes: carnes (bovina, frango e peixe, nesta ordem de importância), folhosos verde-escuro (agrião, couve, cheiro verde etc., exceto espinafre), leguminosas (tais como feijões, grão-de-bico e lentilha), nozes e castanhas.

 

As carnes contêm o ferro tipo heme, que é mais bem absorvido pelo organismo. Mas, a carne vermelha deve ser consumida com moderação, cerca de três vezes por semana, pois tem alto teor de gordura e colesterol. Vegetais contêm o ferro tipo não-heme.

 

Vitamina A – contribui para a absorção do ferro. Principais fontes: vísceras (principalmente fígado), gema de ovo, leite integral e derivados, frutas e legumes alaranjados (manga, mamão, abóbora, cenoura etc.) e vegetais verde-escuros (tais como espinafre, chicória e couve).

 

Vitamina B12 – também é essencial para a síntese da hemoglobina. Principais fontes: alimentos de origem animal (carne, peixe, ovo, leite integral e derivados).

 

Ácido fólico (Vitamina B9 ou folato) – contribui para a síntese da hemoglobina. Principais fontes: fígado, vegetais verde-escuros (acelga, espinafre, brócolis, couve etc.), feijões, gérmen de trigo e levedura.

 

Procure não misturar alguns alimentos:

  • Cácio em dosagem superior a 300 miligramas (dois copos de leite ou iogurte) em uma mesma refeição prejudica a absorção do ferro não-heme, presente em folhosos verde-escuros (com exceção do espinafre) e nas leguminosas;
  • O aproveitamento do ferro também pode ser prejudicado pelo consumo, na mesma refeição, de fitatos (presentes em cereais), fosfatos (nos refrigerantes à base de cola), taninos (em café, vinho, chás preto, verde e mate) e oxalatos (no chocolate e amendoim).

 

Referências

http://nutricao.saude.gov.br/ferro_info_publico.php?exibe_pagina=ferro_programa_info_geral&

http://www.fcf.usp.br/Ensino/Graduacao/Disciplinas/Exclusivo/Inserir/Anexos/LinkAnexos/antian%C3%AAmicos2.ppt

http://saude.abril.com.br/edicoes/0310/nutricao/conteudo_468821.shtml

http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/69anemia.html

http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/70vitamina_a.html

http://www.vitaminas.bayer.pt/scripts/pages/pt/index.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anemia_megalobl%C3%A1stica

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