Diagnóstico e prevenção do câncer de mama

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

O câncer de mama é o tumor maligno mais comum entre mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a manifestação da doença corresponde a aproximadamente 25% de todos os tipos de câncer que afetam as pessoas do sexo feminino. Essa enfermidade ocorre também em homens, porém correspondem a apenas 1% dos diagnósticos.

Assim como grande parte dos tipos de câncer, o de mama não tem uma causa específica, porém existem fatores que podem influenciar na sua manifestação. Alguns deles são modificáveis, outros não. Como exemplo de fatores não modificáveis, podemos citar a questão hereditária: mulheres que possuem parentes de primeiro grau que desenvolveram a doença antes dos 50 anos podem ser consideradas mais vulneráveis. O envelhecimento, menarca precoce e menopausa tardia também são vistos como fatores de risco não modificáveis.

Os fatores de risco modificáveis estão diretamente relacionados ao estilo de vida. Hábitos como tabagismo, sobrepeso, obesidade, sedentarismo e consumo de álcool podem aumentar as chances de desenvolver a doença. Logo, a melhor maneira de evitar o câncer de mama é a adoção de um estilo de vida saudável, acompanhado de uma atenção frequente em relação a diferentes alterações no corpo e sintomas.

Os sintomas da doença podem variar de mulher para mulher. Geralmente os indícios são inchaços e pequenas deformações nos seios, secreções nos mamilos e/ou o surgimento de um caroço nas axilas. Porém, é importante lembrar que muitas mulheres não manifestam esses sintomas. O próprio tumor, no início, quando mede menos de um centímetro, é difícil de ser percebido. Nesse estágio, a mamografia é um dos poucos métodos que podem diagnosticar a doença.

Para realização desse diagnóstico, é feito um exame com raios-X em que o seio é comprimido em duas placas de acrílico. Apesar de a compressão ser considerada desconfortável para algumas mulheres, é um dos exames mais eficientes para a detecção do câncer de mama. Como prova da importância do exame, em 2009 foi decretada uma lei que garante que toda mulher brasileira tem direito à mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os médicos recomendam que o exame seja feito anualmente para mulheres com mais de 40 anos.

Quando detectado no início, com o tumor menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a quase 95%. Desta forma, mantenha os hábitos saudáveis e fique atento a sintomas estranhos. Além disso, estamos no Outubro Rosa, período que serve para alertar sobre os riscos do câncer de mama, ou seja, um bom período se conscientizar e realizar uma mamografia.

Produção de Conteúdo Qualicorp

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.