Quando os homens devem procurar o andrologista?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Grande parte dos homens ainda resiste a procurar um médico para acompanhar seu estado de saúde, principalmente quando se trata de questões relacionadas à sexualidade. Porém, existem diversos problemas tipicamente masculinos que podem surgir em qualquer fase da vida e que não devem ser ignorados. Há, inclusive, um setor da medicina totalmente dedicado à saúde do homem: a andrologia.

Assim como existe o ginecologista para tratar das questões específicas das mulheres, o andrologista é o médico especializado na prevenção e no tratamento de condições que afetam a fertilidade e a sexualidade do homem. É recomendável que todos os homens, desde a adolescência, tenham o acompanhamento regular de um andrologista de forma preventiva ou quando qualquer alteração for percebida.

Conheça as doenças e condições que o andrologista trata ou previne:

1 – Disfunções sexuais

Entre os problemas mais comuns que o andrologista pode tratar estão a disfunção erétil (impotência), ejaculação precoce, ejaculação retardada e falta de libido.

2 – Infertilidade

Quando uma mulher não consegue engravidar, é muito importante que o homem também procure um especialista. Caso algum problema de fertilidade seja detectado, geralmente é possível tratá-lo. A causa mais comum para esta situação é a varicocele, em que as veias responsáveis por drenar o sangue dos testículos não funcionam corretamente.

3 – Doenças da próstata

Muito comuns em homens mais velhos, podem causar problemas para urinar. Existem opções de tratamento por meio de medicamentos e de cirurgia. Quanto mais cedo essas condições forem identificadas e tratadas, melhor será.

4 – Doenças genitais

O andrologista pode ajudar no tratamento e na prevenção de doenças sexualmente transmíssiveis (DSTs), infecções e inflamações na área genital masculina e tumores exclusivos em homens, como o de testículo e o de pênis.

5 – Deficiência androgênica

Significa que os níveis de testosterona e de outros hormônios masculinos estão baixos, o que pode causar pouca energia, fadiga, irritabilidade e desejo sexual reduzido. O tratamento pode melhorar muito a qualidade de vida.

6 – Preservação da fertilidade

O andrologista também pode orientar homens que, por qualquer motivo, estejam com a fertilidade ameaçada e desejam ter filhos no futuro. Também realizam o procedimento de vasectomia e reversão da vasectomia.

Produção de Conteúdo Qualicorp

Abrir