Janeiro Branco: Saiba como prevenir a ansiedade

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Janeiro branco: como prevenir a ansiedade

Separamos 4 dicas essenciais que podem ajudar você sobre como prevenir a ansiedade e, assim, conquistar uma vida mais leve, tranquila e saudável. Confira!

A ansiedade é um problema cada vez mais frequente na sociedade atual, potencializado pelo estilo de vida frenético, as múltiplas tarefas e papéis que assumimos, a exposição exagerada às mídias sociais e muitos outros fatores que contribuem para o desenvolvimento da ansiedade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), respaldada em dados divulgados em 2019, o brasileiro é o povo mais ansioso do mundo: estima-se que 18,6 milhões de pessoas (que corresponde a pouco mais de 9% da população) sofrem com esse transtorno.

Os sintomas da ansiedade incluem medo excessivo e constante, apreensão anormal pelo futuro, dificuldade para dormir, náuseas, estresse e outros.

Considerando a seriedade desse e de outros transtornos, a campanha Janeiro Branco se propõe a levantar a discussão sobre saúde mental e implementar uma cultura em nossa sociedade de aderir aos cuidados para ajudar a prevenir essas doenças.

Confira agora as dicas de como prevenir a ansiedade:

Como prevenir a ansiedade

Pratique atividades físicas

A primeira dica é praticar atividades físicas com regularidade. Quando nos exercitamos, ocorre a liberação de hormônios responsáveis por diversas sensações de bem-estar, como a Serotonina por exemplo, se quiser conhecer mais sobre a Seotonina clique aqui.

Outro hormônio liberado na prática de exercícios físicos é a endorfina, que age controlando a ansiedade e diminuindo o estresse. Já a serotonina atua na regulação do sono e humor (dois elementos importantes para prevenir a ansiedade).

Escolha uma modalidade de atividade física que você se identifique e goste de praticar. Não tenha medo de testar várias opções até se encontrar. Porque assim o risco de auto sabotagem diminui, ou seja, você vai realmente se dedicar a encaixar essa atividade na sua agenda.

Vá além da musculação na academia! Experimente caminhada, corrida, dança, exercício funcional, natação, etc. Opções não faltam.

Veja 5 formas de fazer exercícios em casa.

Aposte na organização

Um dos gatilhos mais comuns para a ansiedade é a apreensão em relação ao futuro, seja ele próximo ou distante. Por exemplo: ter uma reunião de trabalho para a qual não se preparou, saber que você precisa muito cumprir um prazo e ter medo de não conseguir ou então a própria dificuldade de equilibrar vida profissional, pessoal, social e familiar. Nesse último caso, o mais comum é se exceder no trabalho e isso gerar um desgaste.

Tanto a questão da imprevisibilidade, quanto o equilíbrio entre os nossos diferentes papéis pode ser amenizado com organização. Pode até parecer um clichê superficial, mas se você adotar mais esse hábito na sua vida, vai perceber o quanto ele realmente faz a diferença.

Se você ainda não faz nada para organizar a sua rotina, confira algumas dicas simples para colocar em prática:

– Comece escolhendo a plataforma que você mais se identifica para essa organização. Pode ser uma agenda convencional, um planner, a agenda do celular ou mesmo um caderno. O que importa é ser um meio que funcione para você e que seja de fácil acesso no dia a dia;

– Anote todas as suas atividades do dia nessa mesma plataforma. Nada de ter uma agenda pessoal e outra profissional, por exemplo. Ao visualizar tudo em um único local, você consegue visualizar como está distribuindo o seu tempo entre esses diversos papéis. Aliás, uma dica extra é anotar compromissos pessoais e profissionais com cores diferentes, para conseguir essa visualização;

– Seja honesto consigo mesmo em relação ao tempo que você leva para fazer cada coisa. Por exemplo: você sabe que para acordar e se preparar com calma para começar o dia você leva uma hora, programe-se dentro disso. Estabelecer intervalos menores do que o necessário não vai otimizar seu tempo, vai apenas causar ansiedade quando perceber que não está cumprindo o planejamento;

– Separe um tempo pra você nessa agenda: seja pela manhã, antes de começar o dia, acordando mais cedo para meditar, tomar um bom café da manhã e se exercitar; à noite para ler um livro antes de dormir. Coloque esses momentos na agenda também;

– Destaque as atividades prioritárias, que você precisa cumprir naquele dia.

Invista no seu sono

A falta de sono ou mesmo a falta de qualidade na hora de dormir também é um fator que pode gerar ou intensificar a ansiedade. Por isso, esse momento tão importante do seu dia merece um cuidado especial.

Como prevenir a ansiedade com o sono:

– Programe a sua rotina para conseguir dormir 8 horas por noite. Estabeleça hora para dormir e acordar. No começo pode ser difícil, mas em algumas semanas isso vai se tornar um hábito e vai ser automático.

– Pelo menos meia hora antes de ir dormir, fique longe de telas como TV e celular. As luzes presentes nelas são estimulantes e dificultam o processo de relaxar para “desligar” e adormecer;

– Se você tem dificuldades para relaxar, tente ler um livro (uma leitura mais leve e motivacional), tomar um chá calmante, isso vai ajudar!

– Evite luzes intensas. Se houver possibilidade, cerca de duas horas antes de dormir já deixe as luzes de casa mais baixas, priorizando iluminação indireta;

– Prepare um bom ambiente: o quarto deve ser escuro, ter uma temperatura que faça você se sentir confortável e ser o mais livre possível de ruídos;

– Evite bebidas estimulantes no período da noite;

– Deixe um bloco e caneta do seu lado. Caso lembre-se de algo que precisa fazer no dia seguinte, você vai anotar e assim não fica preocupado, pensando se vai conseguir se lembrar.

Crie a sua própria rotina de sono e procure segui-la todos os dias. Vai se tornar cada vez mais fácil ter um sono reparador!

Exercite o otimismo

Ser pessimista é uma característica bem comum a pessoas com ansiedade. E diferente do que muita gente pensa, ser pessimista ou otimista não é algo que nasce com a gente e permanece imutável. É possível exercitar o otimismo!

Mas como fazer isso?

– Todos os dias, antes de dormir, procure escrever três coisas boas que aconteceram, mesmo que pareçam extremamente banais e/ou cotidianas;

– Quando algo ruim acontecer, depois de vivenciar os sentimentos naturais que virão, faça um esforço para encontrar algo de positivo naquela situação;

– Identifique os pensamentos pessimistas que você tem no dia a dia e os ressignifique, mesmo que no início seja algo “forçado”;

– Estabeleça sempre objetivos que sejam alcançáveis.

Essa mudança de perspectiva, com o tempo, vai se tornar algo natural.

E é claro: quando a ansiedade passa do limite e começa a comprometer a sua qualidade de vida, busque ajuda médica. É totalmente possível tratar esse transtorno!

Nós estamos à disposição para lhe oferecer o melhor plano de saúde e, assim, garantir as condições para que você receba o tratamento necessário sempre que for preciso.

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