Maio Amarelo, prevenção a acidentes de trânsito na pandemia.

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Maio Amarelo. Prevenção a acidentes de trânsito. Ao lado, m]ao masculina segurando laço amarelo

No trânsito, sua responsabilidade salva vidas.

Com total foco na redução de acidentes de trânsito, o movimento internacional Maio Amarelo foi lançado e tem como principal objetivo, a conscientização para um trânsito seguro para todos, independente de qualquer situação.

Em termos de conscientização, há muito já sabemos que o álcool é uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil e em todo o mundo. E é através de campanhas que o movimento quer atingir o maior número de pessoas possíveis.

A pandemia impactou na redução de acidentes de trânsito?

É certo que, durante a pandemia, o movimento ganhou ainda mais força em suas campanhas a fim de conscientizar a população para evitar uma infeliz concorrência: a divisão em leitos de hospital derivados de acidentes de trânsito e de pacientes infectados pelo Coronavírus.

Com o isolamento social, tivemos uma redução significativa do tráfego de veículos e pessoas nas ruas, resultando felizmente nos números de acidentes de trânsito que, de modo geral, caíram desde o início da pandemia.

No entanto, esse número ainda é considerado bastante alto, visto que 35 mil pessoas vieram a óbito por consequências de acidentes em 2020, contra uma média anual de 40 mil. Ou seja, apesar da diminuição de tráfego por conta da pandemia, apenas 5 mil mortes a menos que o “comum” foram registradas.

Com as campanhas do movimento Maio Amarelo, estima-se que esse número tenha uma queda mais expressiva no ano de 2021, visto que ainda não temos data para o fim do período mais catastrófico de nossas vidas.

Responsabilidade compartilhada: um dever!

Marcello Costa, secretário Nacional de Transportes Terrestres, do Ministério e da Infraestrutura, afirmou que o movimento Maio Amarelo chama a responsabilidade compartilhada através de suas campanhas, entre os governos e a sociedade para que esse elevado número de mortes no trânsito seja devidamente reduzido.

Ele afirma que o sucesso desejado só é possível se houver uma divisão de responsabilidades entre a sociedade e as entidades, visando que todos possuem um papel importante para atingir os objetivos da campanha.

Costa também esclarece que a abertura do Maio Amarelo não é em vão porque a sociedade está cada vez mais engajada e determinada a diminuir esses números e reconhecem a importância e urgência desse tema.

Fontes de pesquisa:

  • Governo do Brasil: https://www.gov.br/pt-br/noticias/transito-e-transportes/2021/05/campanha-maio-amarelo-e-lancada-oficialmente-nesta-segunda-feira-3
  • Maio Amarelo: https://maioamarelo.com/respeito_e_responsabilidade_pratique_no_transito/
  • Observatório Nacional de Segurança Viária: https://maioamarelo.com/dia-nacional-do-transito-e-o-alerta-sobre-o-perigo-do-uso-do-alcool-ao-conduzir-veiculos/
  • Jovem Pan: https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/pandemia-reduz-o-numero-de-mortes-no-transito-no-brasil-em-2020.html