>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Combate à hipertensão arterial

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 04/10/2009 14:46

Pressão alta, ou hipertensão arterial, é um mal silencioso que, na maioria das vezes, não produz sintomas evidentes, nem emite sinais muito claros. Seus efeitos, entretanto, podem ser extremamente nocivos para a saúde e, se não for controlada, a hipertensão arterial pode provocar lesões no rim, derrame ou infarto do miocárdio, chegando até mesmo a ser fatal.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Apesar da potencial gravidade deste quadro, o controle da pressão arterial pode ser feito com medidas simples. O primeiro passo é observar, sempre com orientação de um médico, se a elevação da pressão arterial é um fato isolado ou permanente. Emoções fortes, ansiedade, estresse ou até mesmo o consumo exagerado de café podem levar a um aumento temporário da pressão arterial, sem que isso caracterize um quadro de hipertensão.

Entretanto, se após várias medições seu médico constatar que se trata de hipertensão arterial, a preocupação com o controle da pressão deverá ser permanente, para prevenir as complicações. Praticar regularmente exercícios físicos - de preferência aeróbicos -, adotar uma dieta com pouco sal, emagrecer - se houver sobrepeso -, reduzir o consumo de álcool e parar de fumar são algumas atitudes que ajudam a reduzir a pressão arterial efetivamente. É importante lembrar que, mesmo com a adoção desses hábitos, é fundamental contar sempre com a orientação de um médico, até porque, em alguns casos, o controle da pressão arterial deve ser feito por meio de medicamentos específicos.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir