Fevereiro Laranja: Como doar medula óssea para combater a leucemia

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Fevereiro Laranja como doar medula óssea

Fevereiro passou a ser dedicado também às ações sobre o diagnóstico precoce da Leucemia e à conscientização em relação à doação de Medula Óssea. Veja nesse Fevereiro Laranja como doar medula óssea para combater a leucemia.

Conhecendo um pouco sobre Leucemia

A leucemia de um modo geral, é um câncer que atinge os glóbulos brancos do sangue, dificultando o bom funcionamento dos mecanismos de defesa do corpo, que fica mais vulnerável a infecções, além de poder causar outros problemas como anemia e hemorragia por exemplo.

Como não existem fatores de risco conhecidos para a leucemia, não existe uma receita a ser seguida para prevenir-se da doença. Mas claro que, evitar o tabagismo, manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios e evitar a exposição com agentes tóxicos, tendem a reduzir as chances de contrair a doença.

O tratamento para a leucemia geralmente é dividido em duas partes e podem conter, uso de medicamentos específicos para tratar as células doentes, quimioterapia, radioterapia, transfusão de sangue e o transplante de medula óssea.

Existem muitos mitos e verdades sobre a leucemia, veja aqui para saber mais.

Como doar medula óssea para combater a leucemia

Para a doação de medula óssea é necessário procurar um hemocentro mais próximo de você com documento de identidade e fazer um cadastro simples com informações pessoais.

A partir disso é feita a coleta de uma amostra de sangue para identificar a compatibilidade com uma pessoa que precise do transplante.

Os dados serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e, em caso de identificação de compatibilidade com um paciente, o doador é contatado para o procedimento.

Aqui nós marcamos a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, mas você pode buscar um hemocentro mais próximo de você.

Mitos e verdades sobre a doação de medula óssea

A doação de medula é muito diferente da doação de sangue por exemplo, um doador de medula não vai ao hemocentro diretamente para retirar a medula e deixa-la armazenada como ocorre com o sangue, na verdade o procedimento para realizar a doação de medula é muito mais organizado, o doador se cadastra no hemocentro, mas só realiza o procedimento a doação após um paciente compatível precisar da transplante.

Diferentemente do que se acredita, uma das maiores dificuldades do processo de doação de medula não é encontrar doadores comparáveis com pacientes, o grande problema é quando doador e paciente são compatíveis, mas os dados de contato do doador estão desatualizados, assim o hemocentro não consegue falar com o doador para que ele possa ajudar a salvar uma vida. Por isso mantenha seus dados sempre atualizados.

Um mesmo doador pode realizar a doação várias vezes ao longo da vida.

O procedimento de transplante de medula óssea não é uma cirurgia, mas mesmo assim exige alguns cuidados durante a recuperação que é rápida, em geral, a recomendação médica é de repouso por 3 dias.

Fevereiro Laranja 

Além de uma ação educativa, conscientiza sobre a importância das ações preventivas que devem ser tomadas por todos nós. A realização de exames é a forma eficaz de descobrir e tratar, de forma precoce, não só a Leucemia mas muitas outras doenças.

Quer ficar por dentro de assuntos como saúde, alimentação e mais?
Clique aqui e cadastre-se para receber nossa newsletter.