Benefícios do alongamento

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppShare

Desde a sua primeira aula de educação física na escola primária, você já deve ter ouvido falar que alongamento é algo importante. Mas quando se tem pouco tempo disponível e muitas tarefas, emprego, família, alongar o corpo não parece tão essencial assim. Pense de novo, porque é – e se você está ou não em treino físico sério, saiba que essa atividade é um dos hábitos mais saudáveis a adotar.

Relaxar o corpo, conseguir uma postura correta, melhorar a circulação sanguínea, acabar com dores musculares. O alongamento, composto por uma série de exercícios que trabalham a musculatura e a postura corporal na parte cervical (pescoço), coluna, membros e região pélvica, torácica e lombar, é indicado para todos esses fins e outros (tanto para quem faz exercícios com regularidade quanto para quem está sedentário há algum tempo).

A musculatura se contrai nas atividades que fazemos diariamente ou pela postura incorreta, causando seu encurtamento. Já alongar traz justamente o relaxamento muscular.

“O melhor ao fazer exercícios de alongamento é dividir entre uma rotina pela manhã e outra à noite”, explica Newton Nunes, professor de educação física da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Incor em São Paulo.

“Logo cedo, o corpo está se preparando para iniciar um dia de atividades. À noite, o alongamento prepara o corpo para um sono mais tranquilo”, diz.

O correto, segundo o especialista, é que o alongamento seja uma rotina diária e que a pessoa não faça aquele “balanceio”, movimentando e forçando o corpo ao esticar, mas aja de modo suave até encontrar um limite sem dor. Ir além da conta pode estirar os músculos, causando rompimentos que demoram a cicatrizar (bloqueando até a prática de outras tarefas ou exercícios).

Para evitar problemas, Nunes sugere ainda fazer o alongamento, se possível, em dupla, com um indivíduo apoiando o outro e evitando exageros.

Vale ainda escolher um ambiente aquecido para praticar – e, pela manhã, só começar o exercício depois de alguma movimentação para esquentar o corpo (mesmo andar dentro de casa).

Entre os benefícios que o alongamento traz estão, além da diminuição das tensões, do risco de lesões e da facilitação dos movimentos do dia a dia, a melhoria da concentração e uma respiração mais adequada. Os alertas dos especialistas também pedem observação:

Se for começar o alongamento em uma academia, o primeiro passo é procurar um atendimento especializado nessa modalidade de exercício. Peça para fazer uma aula experimental – sendo que o ideal é o professor coordenar os exercícios em um ambiente tranquilo e adaptado à necessidade de cada aluno.

“Também é muito saudável que o indivíduo comece com o alongamento e, aos poucos, associe uma rotina de musculação também, para fortalecer”, explica Nunes (que desenvolveu o site Área de Treino, além de um canal de mesmo nome no YouTube, para divulgar informações sobre atividade física).

O alongamento pode começar do pescoço, passar por braços, tronco e abdômen, chegar às pernas e ir até os tornozelos e os pés. No início, a prática até pode trazer algum “peso”, uma certa dor. Mas a flexibilidade tende a melhorar e tudo fica mais fácil depois de algum tempo. Além de muito mais relaxante.

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 16 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.