Os benefícios do judô nas mais variadas idades

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

As artes marciais trazem diversos benefícios à saúde, e com o judô não é diferente. Porém, o mais interessante é que a prática desse esporte pode trazer benefícios diferentes de acordo com a idade de quem pratica.

O judô para as crianças

A infância é uma fase complexa, é nesse período que a personalidade da pessoa começa a ser formada. Dessa maneira, introduzir a criança na prática do judô pode trazer benefícios permanentes ao seu comportamento. A disciplina, que é inerente à prática desse esporte, acaba transformando a rotina da criança, muitas vezes melhorando até mesmo o seu rendimento escolar. Além disso, o treino de judô melhora a socialização e estimula o respeito ao próximo, questões muito importantes durante essa fase da vida.

Além das questões psicológicas e comportamentais, o judô é muito benéfico para o desenvolvimento do corpo da criança. A arte marcial contribui com o desenvolvimento psicomotor, além de ser uma ótima forma de prevenção à obesidade infantil.

O judô para os adultos

Assim como praticamente todas as artes marciais, a prática do judô promove um grande gasto calórico. Dessa forma, para aqueles que querem um bom condicionamento físico e manter a boa forma, o judô é uma boa alternativa. Os seus movimentos promovem, principalmente, o fortalecimento das pernas, braços e abdômen.

A prática do judô também melhora o raciocínio rápido. Em uma luta não existem socos e chutes; o combate se dá pelo uso de desequilíbrios e alavancas. Dessa forma, a competição se torna muito mais um jogo de xadrez do que uma queda de braço. Esse desenvolvimento do raciocínio lógico pode ser útil fora dos tatames, até mesmo no ambiente de trabalho.

O judô para os idosos

De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), um em cada três indivíduos com mais de 65 anos já foi vítima de alguma queda, sendo que boa parte delas resultam em internação. Porém, uma pesquisa de 2014, feita pela Unicamp, observou que a prática do judô e do aikidô (outra arte marcial japonesa), pode evitar muitos desses acidentes. Assim como qualquer outra atividade física, esses esportes promovem o fortalecimento das estruturas óssea e muscular, que começam a diminuir após os 30 anos. O diferencial está no fato de não haver golpes traumáticos, diminuindo o risco de lesões. Outro ponto a se destacar é que, com a prática desses esportes, a pessoa aprende a cair corretamente, de maneira defensiva, de modo que o praticante não se machuque em uma queda.

Por possuírem raízes na cultura japonesa, que reverencia os idosos, o ambiente em que ocorrem os treinos também tende a ser amistoso. Lá a pessoa mais velha é tratada como uma fonte de sabedoria e conhecimento, fato que garante um bem-estar ainda maior aos idosos.

Produção de Conteúdo Qualicorp

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.