Técnico do Reação fala dos benefícios do judô na infância

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

O esporte é uma das ferramentas mais eficientes para a transformação pessoal e social. É a partir desse princípio que trabalha o Instituto Reação, que passa a filosofia e as técnicas do judô para crianças e adolescentes, a fim de torna-los adultos preparados dentro e fora do tatame.

Para saber revelar os efeitos que o esporte tem nas crianças, conversamos com o professor Geraldo Bernardes, coordenador do Programa Reação Olímpico e técnico da judoca Rafaela Silva, ouro nas Olimpíadas do Rio 2016. Na entrevista abaixo ele fala sobre as vantagens e os cuidados ao se introduzir crianças e adolescentes no esporte.

Qualicorp Explica: Ainda existe o preconceito de que a prática das artes marciais pode desenvolver um comportamento agressivo nas crianças. Você percebe que esse estereótipo ainda afasta os jovens de alguns esportes?

Professor Geraldo Bernardes: Não, pelo contrário. Porém é muito importante conhecer o professor e que tipo de arte marcial será oferecida para a criança. Hoje em dia o judô é aconselhado por psicólogos e médicos pediatras graças a sua filosofia, que incute valores como educação, o respeito ao próximo, coragem, determinação e superação. Ajuda na melhoria da agressividade quando criança é tímida, canalizando o seu excesso para ser utilizada durante a luta. É daí que vem a importância de certas artes marciais, auxiliando na formação da personalidade e no controle do temperamento das crianças e adolescentes.

Qualicorp Explica: Além do psicológico, é na juventude que a estrutura física de uma pessoa toma forma. A prática de esportes na infância e adolescência pode garantir uma vida adulta mais saudável?

Geraldo Bernardes: A prática de esportes na infância e adolescência contribui para que se tenha um corpo mais saudável, proporcionando uma maior satisfação interior, fazendo com que, psicologicamente, essas pessoas se sintam mais incluídas socialmente.

Qualicorp Explica: De acordo com o IBGE, uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso. Qual a melhor maneira de incentivar os esportes para alterar esses números?

Geraldo Bernardes: Com a valorização e a prática de esportes na escola e com uma educação alimentar controlada, adequada às necessidades calóricas e sem excessos.

Qualicorp Explica: Apesar dos benefícios, alguns pais acabam pressionando os seus filhos de maneira excessiva, a fim de transformá-los em atletas de alto rendimento. Esse tipo de cobrança pode causar danos nas crianças ou adolescentes?

Geraldo Bernardes: Alguns pais querem ver em seus filhos os atletas que eles não foram. Fazem cobranças de resultados, pressionando crianças e adolescentes além do talento que eles possuem. Isso é prejudicial para a formação psicológica, pois as transforma em pessoas inseguras, com medo de se submeter a qualquer tipo de teste o desafio.

Produção de Conteúdo Qualicorp

Abrir