Técnico do Reação fala dos benefícios do judô na infância

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

O esporte é uma das ferramentas mais eficientes para a transformação pessoal e social. É a partir desse princípio que trabalha o Instituto Reação, que passa a filosofia e as técnicas do judô para crianças e adolescentes, a fim de torna-los adultos preparados dentro e fora do tatame.

Para saber revelar os efeitos que o esporte tem nas crianças, conversamos com o professor Geraldo Bernardes, coordenador do Programa Reação Olímpico e técnico da judoca Rafaela Silva, ouro nas Olimpíadas do Rio 2016. Na entrevista abaixo ele fala sobre as vantagens e os cuidados ao se introduzir crianças e adolescentes no esporte.

Qualicorp Explica: Ainda existe o preconceito de que a prática das artes marciais pode desenvolver um comportamento agressivo nas crianças. Você percebe que esse estereótipo ainda afasta os jovens de alguns esportes?

Professor Geraldo Bernardes: Não, pelo contrário. Porém é muito importante conhecer o professor e que tipo de arte marcial será oferecida para a criança. Hoje em dia o judô é aconselhado por psicólogos e médicos pediatras graças a sua filosofia, que incute valores como educação, o respeito ao próximo, coragem, determinação e superação. Ajuda na melhoria da agressividade quando criança é tímida, canalizando o seu excesso para ser utilizada durante a luta. É daí que vem a importância de certas artes marciais, auxiliando na formação da personalidade e no controle do temperamento das crianças e adolescentes.

Qualicorp Explica: Além do psicológico, é na juventude que a estrutura física de uma pessoa toma forma. A prática de esportes na infância e adolescência pode garantir uma vida adulta mais saudável?

Geraldo Bernardes: A prática de esportes na infância e adolescência contribui para que se tenha um corpo mais saudável, proporcionando uma maior satisfação interior, fazendo com que, psicologicamente, essas pessoas se sintam mais incluídas socialmente.

Qualicorp Explica: De acordo com o IBGE, uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso. Qual a melhor maneira de incentivar os esportes para alterar esses números?

Geraldo Bernardes: Com a valorização e a prática de esportes na escola e com uma educação alimentar controlada, adequada às necessidades calóricas e sem excessos.

Qualicorp Explica: Apesar dos benefícios, alguns pais acabam pressionando os seus filhos de maneira excessiva, a fim de transformá-los em atletas de alto rendimento. Esse tipo de cobrança pode causar danos nas crianças ou adolescentes?

Geraldo Bernardes: Alguns pais querem ver em seus filhos os atletas que eles não foram. Fazem cobranças de resultados, pressionando crianças e adolescentes além do talento que eles possuem. Isso é prejudicial para a formação psicológica, pois as transforma em pessoas inseguras, com medo de se submeter a qualquer tipo de teste o desafio.

Produção de Conteúdo Qualicorp

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.