Como prevenir a síndrome do pânico?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto sobre fundo branco: Síndrome do pânico: como prevenir? Ao lado menina sentada segurando os joelhos de cabeça baixa.

síndrome do pânico está atingindo cada vez mais pessoas, e este é um assunto de saúde mental que precisa de cada vez mais atenção. Por isso hoje vamos falar um pouco mais sobre esse assunto e principalmente como prevenir a síndrome do pânico.

Vivemos em uma rotina cada vez mais intensa, com diversas tarefas pessoais e atividades profissionais para conduzir. Com isso, acabamos adoecendo o nosso cérebro por conta de problemas sequentes e que muitas vezes se tornam difíceis de resolver.

Como consequência disso, observamos o surgimento de doenças, crises e síndromes mentais, como é o caso do pânico. Apesar de ser um assunto bastante difundido, pouco se sabe sobre ele. Confira algumas dicas simples de como se prevenir da síndrome do pânico.

Síndrome do pânico: o que é?

Em geral, é do que um transtorno de ansiedade, cujos sintomas é caracterizado por crises totalmente involuntárias e inesperadas. Entre os principais sintomas, podemos perceber o desespero, insegurança e medo, sem que exista um perigo visível para quem observa de fora.

O que pode causar crise de síndrome do pânico?

Até o momento ainda não se sabe uma causa exata que desencadeia a síndrome do pânico, mas existem diversos fatores que podem contribuir, como: fator genético, estresse elevado, trauma, violência e abuso na infância, entre outros.

De acordo com os especialistas no assunto, há muitos fatores desencadeadores da ansiedade e, consequentemente, a síndrome do pânico. Alguns deles são:

  • Estresses recorrentes;
  • Doença ou morte de um ente querido;
  • Preocupação excessiva;
  • Expectativas altas;
  • Síndrome do impostor (exigência pessoal ao extremo);
  • Ceticismo;
  • Necessidade de obter controle da situação;
  • Entre outros relacionados.

Como se prevenir da síndrome do pânico?

Agora que você já sabe o conceito e conhece as principais causas desencadeadoras da síndrome do pânico, confira abaixo as melhores formas de se prevenir contra essa síndrome:

  1. Pratique atividades físicas
    Em geral, já sabemos que a atividade física é uma das formas mais eficientes para prevenir qualquer tipo de doença. Se tratando da síndrome do pânico, o movimento corporal contínuo libera hormônios importantes para o nosso cérebro, como a dopamina (essencial para a sensação de felicidade e bem-estar).
    Além disso, também podemos encontrar atividades mais específicos para os casos de síndrome do pânico, como a meditação, yoga e até mesmo pilates. São exercícios que trabalham a respiração (e é crucial para o alívio de crises mentais), relaxamento cerebral e corpo.
  2. Evite qualquer local que te ofereça desconforto
    Mesmo com nossos problemas pessoais, ainda tendemos a deixá-los de lado para satisfazer vontades de outras pessoas, sejam familiares ou amigos. Contudo, devemos nos colocar como prioridade diante de qualquer circunstância que possa nos fazer mal. Por isso, pessoas com síndrome pânico devem evitar locais cheios, com muito barulho ou ruídos.
    A mente de uma pessoa ansiosa é volátil e acelerada, e esses ambientes tendem a acelerar ainda mais o fluxo cerebral. Portanto, evite estar nesses locais em momentos de crises de pânico. Prefira ambientes mais calmos, silenciosos e arejados.
  3. Evite o consumo de bebidas alcoólicas
    Bebidas alcoólicas estimulam o sistema nervoso do cérebro, tornando-nos ainda mais agitados. Sem contar que a cafeína também oferece mais ansiedade, já que é naturalmente energética. Prefira tomar bebidas mais naturais e orgânicas, como é o caso de sucos.
  4. Pratique a gratidão
    Por mais simples que possa aparecer, passar a enxergar a vida de um lado positivo e entender que tudo o que acontece é para o nosso próprio crescimento. Por esse motivo, pratique a gratidão por tudo o que ocorre em sua vida, e sempre tente enxergar os acontecimentos pelo lado positivo.
Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Segunda a sexta: 7h às 21h
Sábados: 8h às 14h

Segunda a sexta: 7h às 17h

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.