Por que fazer exame preventivo de câncer de intestino?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto: Por que fazer exame preventivo de câncer de intestino?
Ao lado, médico segurando tablet.

A saúde é o aspecto mais importante da vida de qualquer cidadão, portanto fazer exames preventivos é essencial para se manter saudável. Há inúmeras doenças silenciosas que podem se instalar no organismo do ser humano e que só podem ser descobertas através de exames. Uma dessas doenças silenciosas é o câncer de intestino, que podem aparecer no cólon ou no reto, localizados na extremidade inferior do trato digestivo. Por isso é extremamente importante fazer exame preventivo de câncer de intestino.

No ano de 2018, a American Cancer Society reestabeleceu as diretrizes de como se deve dar a prevenção do câncer de intestino. O recomendável nos dias de hoje é que se realizem os exames para verificar a presença de câncer a partir dos 45 anos, quando se começa o programa de rastreamento regular para saber se está tudo certo com o intestino.

Esse é o tipo de doença que não se pode esperar os sintomas, uma vez que é conhecida por ser silenciosa e, a princípio, assintomática. O programa de rastreamento regular pode ser feito por testes que procurem por determinados sinais indiretos da doença nas fezes do paciente, através de exames de fezes. Outros exames muito comuns de serem realizados para verificar a presença de câncer são os feitos dentro do cólon e do reto, no qual o médico faz uma avaliação mais aprofundada do organismo para assim saber se está ou não saudável.

O rastreamento também é conhecido por screening – e o rastreamento de câncer de colo especificamente é recomendável que seja feito até por volta dos 75 anos de idade. No entanto para os indivíduos que estão entre 76 e 85 anos de idade, é necessário que se decida pela realização dos exames preventivos com base em motivos individuais tais como a expectativa de vida pela idade, a condição geral de saúde do indivíduo, assim como pelo resultado captado por exames anteriores – com base nisso é possível identificar a periodicidade dos exames. Já o rastreamento da doença deve parar de ser periódico por volta dos 85.

Quais exames realizar?

Há exames que são essenciais para o rastreamento do câncer no intestino. Para realizar o rastreamento da possibilidade de câncer de uma forma eficiente, há duas espécies diferentes de exames que podem ser realizados, sendo eles:

(i) Exames de fezes: tais como FIT (Teste Imunoquímico) que deve ser realizado anualmente; o sangue oculto das fezes, que também é um exame a ser realizado de forma anual; e por fim o MT-sDNA (DNA Fecal) que deve ser realizado uma vez a cada três anos, no mínimo;

(ii) Exames visuais (também chamados de estruturais): tais como a colonoscopia, que deve ser realizada uma vez a cada 5 anos; a colonografia Virtual por Tomografia Computadorizada, que deve ser realizada também a cada 5 anos.

Há determinados grupos que devem ter atenção redobrada quanto a possibilidade de ter essa espécie de câncer, esses indivíduos devem se atentar ainda mais aos exames, sendo eles: as pessoas com fatores de risco.

Fatores de risco para o câncer de intestino

São fatores de risco para ter câncer de intestino o histórico do paciente com câncer, ou mesmo se o paciente tiver pólipos intestinais. O histórico familiar de câncer também pode ser um fator de risco para um indivíduo vir a apresentar essa doença com os anos, assim como portadores de doenças intestinais de origem inflamatória.

É importante lembrar que o histórico familiar de câncer é importante pois a doença pode ter caráter hereditário, bem como as síndromes polipóides também podem ter. Outro risco são pessoas que possuem histórico de utilização de tratamentos com radiação, ou seja, radioterapia.

É essencial que estes indivíduos com fator de risco se previnam e comecem a fazer os exames preventivos por volta dos 45 anos de idade.

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Segunda a sexta: 7h às 21h
Sábados: 8h às 14h

Segunda a sexta: 7h às 17h

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.